Itabirito (Região Central de Minas) – Rumores nos bastidores da política itabiritense dão conta de que Renê Butekus (PDS) pode se colocar como pré-candidato a prefeito da cidade.
Trata-se de um dos vereadores mais contundentes quando o assunto é oposição à administração do atual prefeito Orlando Caldeira (Cidadania).
A bem da verdade, Renê não confirmou a informação. Todavia, em conversa informal, ele “deixou escapar”: “Coloquei meu nome à disposição do grupo que sou fiel”.
Dúvidas e mais dúvidas
O pré-candidato do grupo ao qual Renê pertence, a princípio, é Alex Salvador. Contudo, a dúvida é se Alex estará apto a disputar. Isso porque há dois processos na Justiça que colocam Alex na condição de inelegível: um que tem a ver com a cassação dele, em 2019, quando Salvador era prefeito. E outro que diz respeito a irregularidades em diárias da Câmara – situação que se deu há 12 anos e que envolve também os ex-vereadores Zé Maria Gonçalves e Luiz Fernando Bolotinha.
No 1º caso, Alex volta a ser elegível em 3 de outubro. No 2º caso, desembargadores irão analisar o mérito de um recurso.
Alex tem a seu favor o fato de ter sido um gestor referência e ainda ser uma importante liderança política. Entretanto, a dúvida é se ele poderá, de fato, ser candidato e, caso vença, se ele poderá assumir.