Na noite da última quinta-feira (5/1), a Região dos Inconfidentes, localizada no centro de Minas Gerais, foi atingida por fortes chuvas que causaram vários transtornos.
As estradas em Santa Rita de Ouro Preto e Santo Antônio do Salto (distritos de Ouro Preto) demandam atenção dos motoristas devido às condições escorregadias das pistas e relatos de veículos atolados na lama.
No bairro Caminho da Fábrica, ainda em Ouro Preto, na via de acesso à BR-356 em direção a Mariana, há relatos de deslizamentos de encostas ao longo da estrada, próximo à Arena da Coruja.
Em Mariana, uma residente do bairro Morada do Sol registrou o momento exato em que uma encosta cedeu, derrubando um muro próximo a uma residência.
Na tarde de ontem, um veículo precisou ser rebocado, e um ônibus (que faz a linha de Ouro Preto ao distrito de Santa Rita) ficou retido na beira da via.
Segundo entrevista de Juscelino Gonçalves, secretário de Segurança e Trânsito de Ouro Preto, à Rádio Itatiaia, a previsão é de 200 milímetros de chuvas nos primeiros 10 dias de janeiro. “Estamos preparados para esse alerta. Estamos todos alinhados, de acordo com o plano de contingência”, assegura.
“O que nos preocupa são essas pancadas repentinas que sempre caem”, acrescenta ele.
A pasta alerta para a importância de a população estar atenta aos sons das encostas, além da identificação de trincas e rachaduras. Os frequentadores das cachoeiras também são orientados a redobrar a atenção devido ao risco de cabeça d’água”, diz.
Matéria baseada em texto da Rádio Itatiaia.