Sete fiscais da Prefeitura de Itabirito (na Região Central de Minas) trabalham divididos em escalas, vistoriando bares, restaurantes, supermercados e comércio em geral. As ações acontecem todos os dias da semana, nos períodos da manhã, tarde e noite, finalizando sempre às 23h. Segundo a Prefeitura, essas ações acontecem desde o início da pandemia.
“O trabalho visa garantir que todos os protocolos do Plano Minas Consciente, elaborado pelo governo do estado, ao qual Itabirito aderiu, sejam cumpridos”, informou a Prefeitura.
O secretário de saúde, Marco Antônio Félix, destacou a importância da continuidade do isolamento social e que sejam evitadas as aglomerações em vias públicas, residências e locais de entretenimento. “O vírus não circula sozinho. Ele precisa de um condutor para circular. A Prefeitura determinou que os estabelecimentos do ramo de alimentação e bebidas funcionem até as 22 horas para colaborar com a economia local porque entendemos que as pessoas precisam trabalhar”, disse o secretário.
Contudo, para que haja o funcionamento dos estabelecimentos, é necessário seguir as regras do Minas Consciente. “Estabelecimentos que forem fiscalizados e estiverem em descumprimento com alguns dos protocolos podem receber notificações, multas, ser imediatamente fechados ou até ter cassado do alvará de funcionamento”, informou a Prefeitura.
Transporte público
Para a Prefeitura de Itabirito, com base no Minas Consciente, a diminuição dos horários de circulação do transporte público tem relação direta com o controle da disseminação do vírus.
Segundo o Poder Executivo de Itabirito, a intenção é inibir que as pessoas circulem, evitando a formação de aglomerações, tanto em vias públicas quanto nos comércios.
“(É preciso) obedecer a um número pequeno de pessoas, mantendo afastamento entre as poltronas e janelas abertas para a circulação de ar. A circulação faz com que o vírus não permaneça naquele ambiente e nem haja concentração”, disse o secretário.
Sobre a redução dos horários, Marco Antônio destacou que “a população deve entender que a diminuição não é para que muitas pessoas peguem os ônibus naqueles horários determinados ao mesmo tempo, mas sim que elas evitem circular. Se você disponibiliza muitos horários, as pessoas vão circular mais”.
Gradis nas praças
Alguns gradis foram instalados nas praças do município. A decisão ocorreu após várias ocorrências de aglomerações, com ocorrências de som alto e consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Estes “eventos” foram programados através das redes sociais, e a guarda municipal precisou ir até o local para dispersar os presentes.
Casos da Covid-19
O secretário de saúde falou também sobre o número de casos na cidade. “As pessoas que não respeitam o isolamento e as regras acham que tivemos poucos óbitos. São 19 vidas perdidas. Se comparado a outras letalidades, pode parecer pouco, mas são 19 pessoas que poderiam estar aqui. O número pode ser pequeno, mas cada um era uma vida, uma família, por cuidados simples que as pessoas não estão respeitando”, disse.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone: 3561-2412.
Com informações da Comunicação da Prefeitura de Itabirito.