Divulgação do programa da Coca-Cola. Arte: Coca-Cola
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A Coca-Cola Femsa Brasil promoveu, neste mês, o programa ambiental “Minha Galera Faz Eco”. Para se adequar à pandemia, foi adotado um formato virtual. E também por cauda da Covid-19, desta vez, o evento não foi uma competição (de cunho ambiental) entre as escolas. “A intenção do programa é engajar estudantes de Minas Gerais na promoção de iniciativas sustentáveis” informou a empresa.

O projeto reuniu cerca de 100 pessoas, entre alunos e professores. Representando Itabirito, participaram a Escola Estadual Doutor Raul Soares e a Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira. Outras quatro escolas participaram do projeto representando os municípios de Brumadinho e Nova Lima.

A programação do “Minha Galera Faz Eco”, que teve como tema “Hora de juntar forças e transformar”, incluiu uma série de atividades, dinâmicas e uma palestra do professor de geografia e especialista em Educação Ambiental Rodrigo Rodrigues.

Durante a conversa, o professor convidou os participantes a repensarem questões relacionadas à sustentabilidade, biodiversidade, consumismo e reciclagem. “Comportamento é hábito e nós somos o que consumimos. Precisamos pensar na biodiversidade, na importância da coleta seletiva e que os resíduos descartados geram grandes impactos ambientais. Cuidar do meio ambiente é cuidar de si mesmo e do que está a nossa volta”, destacou.

Os alunos participaram ativamente do bate-papo e interagiram sobre os temas abordados pelo especialista no chat da plataforma.

Posteriormente, os alunos foram convidados a participar de um desafio para colocar em prática as ideias debatidas com o professor.

Foram destaques durante a atividade: o investimento em embalagens biodegradáveis, o incentivo ao uso de sacolas retornáveis, uso de canudos biodegradáveis e reutilizáveis, uso de lixeiras para coleta seletiva, captação de água da chuva, plantio de árvores, uso de energia limpa (como a solar), reaproveitamento de embalagens e redução do consumismo, hortas nas escolas e ações para a conscientização da população sobre o meio ambiente.

Por não ter sido uma competição, desta vez, não houve um vencedor.

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