Alunos da Orquestra Escola de Itabirito realizaram na quinta-feira, dia 14 de dezembro, a primeira apresentação pública do projeto. O Atelier de Artes Integradas foi palco para o espetáculo, acompanhado por pais e convidados.
O projeto é realizado pelo Ministério da Cultura e Associação Cultural O Berço da Orquestra. A iniciativa conta com patrocínio do Grupo Avante/Ferro Puro Mineração e apoio da Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo.
Apresentação
Alunos da Orquestra Escola com idades entre 7 e 16 anos mostraram os conhecimentos adquiridos nas aulas. Violinos, violoncelos, violas, contrabaixos e flautas doces deram o tom das execuções sob a regência do músico instrumentista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Antônio Afonso Gonçalves, coordenador e regente no projeto Orquestra Escola.
O repertório reuniu clássicos da música brasileira, compositores eruditos como Beethoven e músicas didáticas para cordas do compositor japonês Suzuki.
“Itabirito é um celeiro de músicos. Incentivar e promover o acesso gratuito à música clássica erudita para crianças e adolescentes é garantir que novos talentos sejam descobertos e elevem o nome do município ainda mais no cenário musical”, disse a diretora de extensão das artes, Clarisse Marinho.