Viação Cipó, da TV Alterosa, retrata os 100 anos de Itabirito
Apresentador Otávio di Toledo - Foto: Reprodução/TV Alterosa
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

O programa Viação Cipó, da TV Alterosa, foi ao ar neste domingo (10/9) em clima de festa retratando a história dos 100 anos da emancipação politico-administrativa de Itabirito (na Região Central de Minas).

Apesar de estar comemorando 100 anos, Itabirito tem mais de 300 anos de história. Em 1709, na região de Arêdes, os bandeirantes Francisco Homem Del Rey e Luiz de Figueiredo Monterroio fundaram o primeiro arraial, com capela, roça e mineração de ouro, trazendo pessoas para o local e impulsionando o comércio.

Primeiro arraial de Itabirito – Foto: Reprodução/TV Alterosa

Outra importante questão histórica para a cidade de Itabirito é a indústria siderúrgica. O motorista da jardineira de Itabirito, Taquinho, falou sobre o alto-forno de pedra, que fazia ferramentas de ferro para que os mineradores pudessem trabalhar nas minas de ouro. A siderurgia foi uma importante etapa para a economia da região e funciona até os dias de hoje. 

No programa, Toledo também mostrou a Praça do Centenário, que foi inaugurada na última quarta-feira (6/9) justamente para comemorar os 100 anos da cidade, com vários totens que remetem a todos os prefeitos que Itabirito já teve.  

Viação Cipó conta sobre dois distritos que são fundamentais na história do município: São Gonçalo do Bação e Acuruí. Apesar de serem pequenos povoados, o turismo nos distritos vem crescendo e é possível ter muito contato com a natureza: cachoeiras, montanhas e trilhas. 

Por fim, o programa ensina a fazer o famoso pastel de angu. Dona Nilda compartilha a receita com a Viação Cipó e com os telespectadores. Para conferir e aprender a fazer essa deliciosa iguaria, CLIQUE AQUI.

O famoso pastel de angu – Foto: Reprodução/TV Alterosa
Compartilhe: