Itabirito (Região Central de Minas) – Não somente de Escolinha do Cruzeiro e de adeptos da natação se faz um clube voltado para a saúde e a disciplina de jovens.
No Itabiritense Esporte Clube, há espaço também para o futsal. O professor é José Maria Brangioni, de 70 anos de idade, que tem energia de sobra para treinar seis turmas: Sub-5, Sub-7, Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15.
Ao todo, são 108 jovens participantes. Independentemente se o garoto é “regular ou excelente”, todos participam de competições e todos têm oportunidade de jogar. “É um projeto estritamente educacional. Nosso papel é socializar o jovem”, disse o professor, que tem 45 anos de profissão e ministrou aulas de Educação Física, por 16 anos, na Escola Estadual Intendente Câmara, em Itabirito.
Para os interessados, há vagas. As mensalidades são acessíveis e há também bolsas para àquele jovem que quer, mas a família não pode pagar.
São sete anos de escolinha de futsal no clube, e o sucesso do projeto é um fato. O presidente Marcelo Teixeira afirma que o futsal no Itabirense “tem alcançado objetivos educativos e formativos de grande relevância no cenário municipal, participando sempre das mais diversas competições em todas as categorias”.