Edição histórica: Iron Biker Brasil deve reunir mais de 2 mil competidores em Mariana
Iron Biker Brasil - Foto: Samuel Consentino.
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

A expectativa está alta para a comemoração dos 30 anos do Iron Biker Brasil que, mais uma vez, reunirá ciclistas de todas as partes do país em Mariana (na Região Central de Minas). Nos dias 15, 16 e 17 de setembro, a Primaz de Minas se transformará em um ponto de encontro para os amantes do esporte e entusiastas da superação em meio às belas paisagens montanhosas. O evento deve reunir mais de 2 mil competidores de todo o Brasil.

No sábado e no domingo, os atletas vão se reunir para disputar o circuito completo e o reduzido, com largadas marcadas para 8h e 8h45, respectivamente, na Praça Gomes Freire (Jardim).

A cada edição do Iron Biker Brasil, uma nova trilha é desbravada, deixando um valioso legado esportivo e cultural para o município. Hoje Mariana é conhecida como a capital nacional do Mountain Bike. Nesse sentido, Lucas Fonda, um dos organizadores do evento, celebra a data e os frutos dessa relação. “Nós temos duas belas datas para comemorar: os 30 anos do Iron Biker e os 10 anos consecutivos de realização da prova em Mariana. É algo que nos deixa extremamente felizes e orgulhosos porque, sem dúvida alguma, essa consistência da realização da prova e sequencialmente em Mariana deu ao evento raízes ainda mais fortes. Conseguimos transferir esse pertencimento do evento para a cidade. Hoje a competição pertence a Mariana, é de todos”, disse.

Iron Biker Brasil. Foto — Reprodução. Crédito – Samuel Consentino.
Economia fortalecida

O impacto positivo dessa parceria entre Iron Biker Brasil e Mariana é visível em diversos aspectos, inclusive, econômicos. O município vai receber competidores e turistas de todo o país, durante o fim de semana do evento, sendo um forte elemento econômico para a cidade que, para este ano, já está com 100% de sua rede hoteleira ocupada.

O prefeito do município, Celso Cota (que trouxe o Iron Biker para a cidade em 2013) comemora a primeira década dessa relação. “Mariana, hoje, é considerada a capital nacional do mountain bike. Isso é magnífico. O nosso objetivo é fortalecer, cada vez mais, o ciclismo como uma fonte também de renda. Geração de renda é sinônimo de promoção social. Na verdade, é também promoção cultural, mas, acima de tudo, promoção turística”, afirmou.

Iron Biker Brasil. Foto — Reprodução. Crédito – Samuel Consentino.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (Aciam), Amarildo Pereira, também exalta a grande movimentação econômica que o evento gera.

De acordo com Amarildo, o Iron Biker Brasil é uma prova que movimenta o comércio como um todo. “Existe uma movimentação não apenas nos dias de prova, mas também nos meses pré e pós-evento. Geração de empregos temporários, hospedagens, entre outros. Além disso, tem um impacto grande nas lojas que vendem bicicletas e dão assistência técnica às bikes”, contou.

Confira alguns números expressivos desses 30 anos do Iron Biker Brasil
Iron Biker Brasil. Foto — Reprodução. Crédito – Samuel Consentino.
  • Mais de 32 mil atletas inscritos.
  • Aproximadamente 4 mil km percorridos.
  • Mais de 30 mil medalhas entregues.
  • Diversas publicações internacionais.
  • Infinito número de histórias e emoções vividas.
Serviço | Iron Biker Brasil – 30 anos

Data: 15, 16 e 17 de setembro de 2023.
Local: Praça Gomes Freire (Jardim) – Mariana/MG.

Dia 15/9 (sexta-feira) – entrega de kits de 10h às 22h e programação social.
Dia 16/9 (sábado) – Abertura oficial e largada do percurso completo (A) = 97km -> 8h.
Largada do percurso reduzido (B) = 65km -> 8h45. Chegada a partir de 11h30.
Dia 17/9 (domingo) – Largada do percurso completo (A) = 75km -> 8h.
Largada do percurso reduzido (B) = 60km -> 8h45. Chegada a partir de 11h.
Encerramento do evento às 17h.

Compartilhe: