Oito novos nomes estão na lista dos eleitos para a Câmara de Itabirito (município da Região Central de Minas). Todos eles estarão legislando pela primeira vez. O Radar Geral conseguiu falar com todos os novos eleitos. Eles responderam às mesmas perguntas feitas pela reportagem. Alguns foram mais sucintos porque responderam via mensagem escrita ou via áudio. Outros, o Radar conseguiu entrevistá-los por telefone.
Lembrando que os reeleitos que continuam na Câmara são: Léo do Social (PSDB), Renê Butekus (PSD), Dr. Edson (Republicanos), Max Fortes (DEM) e Arnaldo (MDB). Todos com uma história de atuação na sociedade e na Câmara de Itabirito que os levaram à vitória. O objetivo do Radar é, brevemente, entrevistar todos eles.
Contudo, a intenção desta matéria, em específico, é apresentar os oito novatos que estarão à frente do Poder Legislativo a partir do ano que vem. Confira:
Igor Nego Liso -
909 votos
Nome: Igor Junior da Silva (PTB).
Idade: 39 anos.
Bairro onde mora: Saudade. Nascido e criado em Itabirito.
Formação – Gestão ambiental (superior), paisagismo (técnico). É também professor de yoga e de jiu-jítsu. Igor é um dos nomes mais revelantes da história do jiu-jítsu em Itabirito. Atualmente, é professor faixa-preta. Foi ele que trouxe a arte marcial para o município há mais de 20 anos. Igor foi também o primeiro itabiritense a conquistar importantes títulos estaduais para o esporte representando o município. Inclusive, fez parte da primeira turma de jiu-jítsu na cidade e, desde então, é um incentivador da modalidade. “A arte marcial tem a ver com construção do caráter e de sonhos”, acredita o professor.
Que tipo de vereador deseja ser – “Atuante, verdadeiro, dinâmico, aquele que ouve os anseios da população. Quero ser amigo, parceiro e ver a cidade evoluir”, disse Igor.
Quais áreas pretende atuar com mais veemência – Esporte, saúde e social.
Faz parte de algum trabalho social – “Participo de projeto social por meio do qual são oferecidas aulas gratuitas de yoga nas associações dos bairros Saudade, Santo Antônio, Vila José Lopes, Centro, distrito de Acuruí, e no Clumi (terceira idade). Ministro também aulas de jiu-jítsu em academia na qual sou voluntário”, respondeu o professor.
Qual a sensação da vitória como vereador – “Mantive o equilíbrio, mas a sensação é de ter chegado ao pódio de uma competição”, comparou Igor.
Será de situação, oposição ou irá manter a neutralidade perante o governo do prefeito Orlando – “Estarei do lado da verdade, da dignidade e do respeito à população”, disse ele.
Márcio Oliveira Juninho – 795 votos
Nome: Márcio Antônio de Oliveira Júnior (Cidadania).
Idade: 34 anos.
Bairro onde vive: Filho da professora Lênir (referência de várias gerações no ensino de matemática em Itabirito), Márcio Oliveira Juninho nasceu em Itabirito, foi criado no bairro de Lourdes e mora, atualmente, no Agostinho Rodrigues.
Formação: Engenharia civil.
Que tipo de vereador pretende ser: “Uma pessoa humilde, simples, de família, de projetos, que pensa no desenvolvimento da cidade. Vivemos ao lado da capital (BH). Temos condições de empreender. Pretendo trabalhar pela acessibilidade, olhando para os mais necessitados, para os distritos, lutando pela melhoria do transporte público e saneamento”, disse Márcio.
Áreas que pretende atuar: obras, educação, desenvolvimento, esporte, saúde e cultura. “Quero fazer projetos que possam beneficiar a classe dos músicos em Itabirito”, garantiu o vereador eleito.
Como foi quando percebeu que venceu a eleição? “Só agora a ‘ficha começou a cair’. Estou envolvido em projetos sociais desde os 12 anos, mas não esperava uma votação tão expressiva”, disse Márcio.
Desenvolve trabalho social? “Sim. Comecei no Leo Clube Arêdes (grupo que era ligado ao Lions Club de Itabirito), fui de Grupo de Jovens, faço parte do Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC) e Encontro de Juventude com Cristo (EJC), faço parte também da Pastoral Familiar e sou voluntário da Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados)”, afirmou o eleito.
Será situação, oposição ou manterá a neutralidade quando assunto é o governo municipal de Orlando Caldeira: “Serei situação. Estou com Orlando!”, disse Márcio.
Pastor Anderson do Sou Notícia – 764 votos
Nome: Anderson Martins da Conceição (MDB).
Idade: 38 anos.
Bairro onde mora: Recanto da Mata (em Itabirito). Nasceu em Nova Lima, mas mora no município itabiritense há 10 anos.
Formação: Formado em Teologia pela Escola Bíblica Permanente Sião, é também capelão (ministro religioso autorizado a realizar cultos em comunidades religiosas) pela União de Capelães Evangélicos do Brasil.
Que tipo de vereador pretende ser: “Fiscalizador, que vai projetar Itabirito para o futuro no desenvolvimento econômico, no social. Serei amigo, parceiro dos companheiros na Câmara”, disse o pastor.
O senhor tem envolvimento em projetos sociais? “Sou totalmente envolvido em projetos sociais de recuperação de dependentes químicos, reintegração desses dependentes na sociedade. Tenho projeto de abrir a “Casa de Amparo à Mulher”. Isso porque 70% dos crimes em Itabirito são de violência contra mulheres”, afirmou o vereador Pastor Anderson.
Como foi quando percebeu que venceu a eleição? “A minha sensação foi muito boa, fiquei muito feliz. Lembro-me que o último pastor que foi eleito no município foi o pastor José Alves, em 1993 (…). Por ser uma cidade católica, eu me senti abraçado pelos católicos e por parte dos espíritas (…). Os evangélicos foram decisivos na minha eleição. Isso mostra a força dos evangélicos em nossa cidade. Sinto-me feliz por estar representando todas as classes na Câmara de Vereadores. Sensação de alívio. Até porque eu fui o único candidato a vereador que teve um pedido de cassação do registro”, disse o pastor.
Áreas que pretende atuar: Fiscalização do município e projetos para beneficiar toda a população. “Agradeço a Deus e à Igreja Assembleia de Deus Missão – Ministério Itabirito e desejo boa sorte ao perfeito e vice eleitos, aos secretários e a todos os vereadores eleitos”, enfatizou Anderson.
Será oposição, situação ou neutro: “Vou votar a favor daquilo que for bom para Itabirito. Pretendo ser neutro. Vou seguir o meu caminho”, disse.
Paulinho – 624 votos
Nome: Paulo César Teixeira (Republicanos).
Idade: 32 anos.
Formação – Ensino médio completo.
Bairro onde mora: Atualmente, mora no Santo Antônio. Contudo, até os 14 anos, morou no Santa Rita. Depois do Santa Rita, foi para o Padre Adelmo, onde se tornou presidente da Associação Comunitária e morou até os 29 anos de idade. “Não coloquei meu nome (político) como ‘Paulinho do Padre Adelmo’ nem sequer ‘Paulinho da Associação’ para não limitar meu público. Não vou trabalhar somente para o Padre Adelmo. Já a associação não é minha, e sim da comunidade”, disse o vereador eleito.
Tem algum trabalho social? No Padre Adelmo, atuou na associação, primeiramente, com a intenção de que fosse implantado um campo de futebol no bairro. Contudo, com o tempo, outras conquistas se deram, como: o projeto “Samurais do Amanhã” (com aulas de artes marciais para crianças de 5 a 12 anos), Carreata de Natal (com doações feitas pelos próprios moradores do Padre Adelmo), Rua de Lazer (Dia das Crianças), a conquista de desconto no botijão de gás para moradores do bairro etc. “A associação só funciona com a participação dos moradores”, disse ele.
Que tipo de vereador pretende ser? “Voltado para o social, para o corpo a corpo com as pessoas, focado no relacionamento com a comunidade”, informou o vereador eleito.
Como foi quando percebeu que venceu a eleição? “Sensação de reconhecimento. Não esperava tantos votos”, disse Paulinho
Será de situação, oposição ou irá manter a neutralidade perante o governo do prefeito Orlando – “Isso depois iremos decidir. Estou conversando com o Dr. Edson (vereador reeleito também pelo Republicanos) e vamos juntos tomar uma decisão”, disse Paulinho.
Lucas do Zé Maria – 603 votos
Nome: Lucas Eduardo Gois Santos (MDB).
Idade: 25 anos
Bairro onde mora: Cardoso.
Formação: Segundo grau incompleto.
Que tipo de vereador pretende ser – Nascido em Itabirito, Lucas é filho do ex-vereador Zé Maria (o maior fenômeno de votos da história da Câmara de Itabirito). Lucas afirma que pretende ser “o vereador do povo, fiscalizando o Executivo e ajudando os mais necessitados”.
Trabalhos sociais – “Ajudo bastante o esporte de nossa cidade, apoio cavalgadas e vários tipos de festas. Ajudo muito a Máfia Azul, na arrecadação de agasalhos, de alimentos e de doces para crianças, por exemplo”, informou Lucas.
Quais áreas pretende atuar – “Todas as áreas, mas principalmente saúde, educação, esporte e a cultura de nossa cidade”, disse ele.
Como foi quando você percebeu que venceu a eleição? “Uma alegria que não sei explicar, é uma sensação diferente. Cheguei a me emocionar”, recordou Lucas.
Será vereador de situação, oposição ou manterá a neutralidade perante o governo municipal: “Estou querendo ficar mais neutro”, respondeu o eleito.
Danilo Grilo – 496 votos
Nome: Wellington Danilo dos Santos (Cidadania).
Idade: 36 anos.
Formação: Formado em técnico em segurança do trabalho
Bairro onde mora: Nascido em Itabirito, Grilo morou no bairro Esperança. Depois, mudou-se para a Vila Gonçalo haja vista a dificuldade (principalmente de transporte). “Era muito difícil a locomoção por meio de lotação quando a gente morava perto da Usina Esperança”, disse ele. Com o tempo, foi morar no Capanema (bairro) e hoje (casado) mora na Grota da Mina (na Região do Bação).
Que tipo de vereador pretende ser: “Um representante do povo, trabalhando com o povo e para o povo. Quero uma Itabirito melhor, mais participativa, que a nossa cidade possa aparecer de forma positiva. Quero trabalhar para todos. Independentemente se a pessoa é eleitora em Itabirito ou não. Serei representante de todos”.
Quais áreas que pretende atuar? “Vou trabalhar para os mais necessitados, e quero dar ênfase no esporte, como taekwondo e futebol”, respondeu.
Está envolvido em projetos sociais – “Futuramente, quero implantar um projeto social que visa incentivar o esporte para crianças e jovens. Acredito que esse tipo de atividade seja a melhor forma de tirar os mais jovens do ‘mau caminho'”, disse ele
Como foi quando percebeu que venceu a eleição? “Senti uma felicidade muito grande. Agradeci a Deus, e pedi a Ele que me ilumine para trabalhar para os mais necessitados. Pedi a Deus que me colocasse no caminho deles (dos necessitados)”, afirmou o vereador eleito.
Será situação, oposição ou se manterá neutro? Situação. “Estou junto com o prefeito Orlando”, disse Grilo.
Daniel Sudano – 489 votos
Nome: Daniel Sudano Ribeiro Franzen de Lima (Cidadania).
Idade: 40 anos.
Bairro onde mora: Nascido em Belo Horizonte, Sudano reside há mais de vinte anos em Itabirito. Atualmente, mora na Cruz das Almas (Condomínio Santa Clara).
Formação: Geógrafo com ênfase em meio ambiente – bacharelado e licenciatura.
Que tipo de vereador pretende ser: “Pretendo atuar visando o cumprimento da real missão de um vereador que é representar os interesses da população de itabirito”, disse Sudano.
Está envolvido em projetos sociais? “Sim, ações educacionais e apoio a alguns jovens promissores”, afirmou o vereador eleito.
Qual foi a sensação quando ficou sabendo que venceu a eleição? “Muito honrado em ter recebido a confiança da população e com muita vontade de trabalhar para o bem comum”, afirmou o eleito.
Quais serão suas áreas de atuação: “Os meus principais focos serão a educação, comunidades rurais e a atuação com a promissora liderança jovem que temos em nossa cidade. Pretendo buscar parcerias público-privadas visando melhorias, como em pontes, estradas, escolas, cursos para o professorado e juventude empreendedora”, disse.
Pretende ser de situação, oposição ou manter a neutralidade: Situação
Fabinho Fonseca – 332 votos.
Nome: Fábio Augusto da Fonseca (Avante).
Idade: 35 anos.
Formação: Formado em técnico de mineração.
Bairro onde mora: “Nasci e fui criado em São Gonçalo do Bação, minha família é toda desse distrito. E hoje moro no Pedra Azul”, disse ele.
Desenvolve algum trabalho social – É responsável pela Escolinha de Futebol do Ferroviário, no São José, que atende a cerca de 200 crianças de forma gratuita.
Que tipo de vereador pretende ser – “Quero que me vejam como um vereador diferente, mais próximo da população. A voz do povo na Câmara”, disse Fabinho.
Quais áreas pretende atuar – Social, esporte, zona rural e nas regiões de mais necessidades.
Como foi a sensação da vitória – “Muita alegria, emoção. Quando o site do TSE travou, aumentou ainda mais a expectativa. Fiquei muito feliz com o resultado”, afirmou.
Será situação, oposição ou neutro – “Serei a favor do povo. Nem situação nem oposição”, garantiu o eleito.
[…] oito vereadores novatos já foram entrevistados pelo Radar. Agora é a vez dos veteranos, em ordem de votação: Léo do Social, Renê Butekus, Dr. […]