Estudantes de escolas municipais de Itabirito participaram, na última quarta-feira (9/8), da cerimônia de entrega de cartas que serão inseridas em uma urna, chamada de “cápsula do tempo”, como parte das comemorações do centenário do município.
A iniciativa, promovida pela Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tem como objetivo registrar mensagens que serão lidas daqui a 50 anos.
“Esse foi um momento singular. Sem dúvida, é um marco na história de Itabirito e, principalmente, na história da educação, que faz parte dessa ocasião grandiosa que é a celebração do centenário da emancipação político-administrativa de Itabirito”, disse o pároco, Padre Miguel Ângelo Fiorillo.
Cerca de 450 estudantes participaram da cerimônia.
As cartas redigidas pelos alunos refletem seus sentimentos, sonhos e percepções sobre o centenário do município e também sobre a evolução que esperam para os próximos anos.
“Nós nos sentimos importantes por fazer parte de um evento tão especial como o centenário da nossa cidade. No futuro, olharemos para trás e veremos o quanto mudou, como crescemos, como a cidade evoluiu”, afirmou a aluna Maria Cecília Jaja, da Escola Municipal Ana Amélia Queiroz.
“Cápsula do tempo”
A “cápsula do tempo” será apresentada à população local neste sábado, dia 12 de agosto.
Datado do início do século XVIII, o artefato esculpido em pedra se tornará símbolo da história de Itabirito, preservando as mensagens dos estudantes.
“Para nossos alunos, isso é um marco. É a oportunidade de deixar algo para a próxima geração. Daqui a 50 anos, esses alunos e com filhos ou netos, que vivenciarão o que eles deixaram neste momento”, disse a secretária de Educação, Iracema Mapa.