Fogo consome Parque da Gandarela
Chamas consomem Parque Nacional Serra da Gandarela, na Grande BH — Foto: Reprodução/TV Globo
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Matéria atualizada às 19h27 de 8/8/2023.

Incêndio está destruindo, nesta terça-feira (8/8), o Parque Nacional da Serra do Gandarela, em Raposos e Nova Lima (na Grande BH).

Em contato com um dos coordenadores da Brigada Municipal, cabo Sandro, do Corpo de Bombeiros, o Radar Geral foi informado que o município de Itabirito não foi atingido. “Fomos até Acuruí para saber se havia foco. Não encontramos nada”, informou o militar.

Contudo, o site não conseguiu informações a respeito da situação de áreas que abrangem Ouro Preto e Mariana.

Às 18h57, o Corpo de Bombeiros informou que as equipes foram desmobilizadas por hoje. “Foram três focos detectados e combatidos. Um foco ainda ativo em local e difícil acesso (região muito íngreme – área de vale). Este foco tende a se extinguir naturalmente durante a madrugada pelas características da vegetação (mais úmida) e do terreno. Brigadistas do parque permanecerão monitorando. Ficou acordado com a gerência da Unidade de Conservação que, caso haja necessidade de novo apoio, após avaliação da situação pela brigada orgânica logo no início da manhã, estaremos à disposição com empenho operacional imediato. Não temos a parcial da área atingida”, informou a corporação.

Veja vídeo:

No meio da tarde, às 15h08, o Corpo de Bombeiros informou que eram três focos ativos no parque. “Três equipes estão distribuídas em campo nos focos identificados com apoio da aeronave da Polícia Militar”, informou.

Entre bombeiros e brigadistas, 30 combatentes atuaram na área.

Mais cedo, às 12h, os bombeiros disseram que eram dois pontos principais com vários focos menores dispersos. “Duas frentes se concentram nas proximidades da área do Mirante Gandarela da região da Fazenda Maquiné. Uma parte do fogo está fora do parque (zona de amortecimento) e outra dentro dos limites da unidade de conservação”, salientou a comunicação dos militares.

Fogo no Gandarela – Foto: CBMMG

Sobre o parque

O Parque Nacional da Serra do Gandarela foi criado em 13 de outubro de 2014. Trata-se de importante área de conservação ambiental no coração do Quadrilátero Ferrífero e na porção sul da Cadeia do Espinhaço, a 40 km de Belo Horizonte.

O parque cobre a área de oito municípios: Caeté , Itabirito, Mariana, Nova Lima, Ouro Preto, Raposos, Rio Acima e Santa Bárbara, e posssui área total de 31.270,83 hectares.

A região é o último fragmento significativo de áreas naturais em bom estado de conservação dentro do Quadrilátero Ferrífero, contendo importantes remanescentes de Mata Atlântica.

No parque, a alta diversidade soma-se o fator qualitativo, com taxas excepcionais de ocorrência de espécies raras, endêmicas, microendêmicas e ameaçadas de extinção.

Local é habitat de animais em via de extinção – Foto: CBMMG
Compartilhe: