A Vale e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) assinaram, na quarta-feira (2/8), um Termo de Compromisso Ambiental para preservação do meio ambiente no Estado de MG.
Nos termos do Acordo, a Vale destinará R$ 40 milhões para projetos sociais e de proteção ambiental, especialmente na bacia hidrográfica onde está situada a unidade operacional da empresa.
Trata-se de uma forma de compensação pelos impactos da operação do Complexo Minerário de Vargem Grande, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte.
“É um acordo histórico para benefício da Sociedade Mineira, construído por meio do diálogo aberto e transparente com o MPMG e Poder Judiciário”, disse Marcello Quintella, diretor Jurídico de Suporte aos Negócios da Vale.
A empresa também assumiu o compromisso de realizar, em até 90 dias, o georreferenciamento da área do Complexo de Vargem Grande, indicando em mapa as diversas formas de cobertura do solo e as Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal existentes na região. A Vale irá, ainda, cercar as áreas de preservação permanente localizadas nesta unidade.