Itabirito (Região Central de Minas) – Depois muita luta da Associação Solidária Balneário Água Limpa Itabirito (Asbali) e do Retiro Acquaville, com apoios de representantes da comunidade, como o vereador Márcio de Oliveira Juninho (Cidadania), a localidade, finalmente, terá escola, creche (para crianças de 0 a 5 anos), posto policial, Unidade Básica de Saúde (UBS), campo de futebol e Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Fruto de invasões que aconteceram há anos, a localidade é a menos assistida, de Itabirito, pelo Poder Público. São 6 mil famílias que, em vários aspectos, foram quase que abandonadas pelas autoridades. Há carências de diversas ordens. Contudo, essa realidade está mudando.
A boa-nova atual tem a ver com a vitória dos moradores na Justiça. Sendo assim, a área institucional onde as obras serão feitas pôde ser, de fato, definida.
“A primeira ação na área se deu em novembro de 2021 e as obras tiveram início em maio de 2022. Mas as operações foram paralisadas por causa de um processo impetrado pela Construtora Alfa, que reivindicava a propriedade do terreno (…). Atualmente, a história ganha um novo capítulo e os moradores tiveram ganho”, informaram as associações.
Ontem (27/7), visitando o local onde as obras serão feitas, estiveram membros das associações, da UrbBrasil (responsável pela Regularização Fundiária local), servidores de secretarias da Prefeitura, Saae, Cemig e o vereador.
“Como político de primeiro mandato e representante do povo, fico muito feliz e realizado com a implantação da área institucional, pois é um sonho da comunidade. Durante toda a minha trajetória política, a população local me pedia, para o Água Limpa, aparelhos públicos, como UBS, posto policial, escola, creche e Cras. No primeiro momento, nós não tínhamos a área. Só que com muita conversa com o prefeito Orlando (Caldeira) e com as associações locais, nós podemos atualmente desfrutar dessa conquista. Em breve, serão feitas parte das instalações solicitadas. Para mim, isso é um marco para a região e isso me orgulha”, disse o vereador Juninho em depoimento ao Radar Geral.
As associações enfatizaram a importância da regularização fundiária que está sendo realizada e que as conquistas têm a ver como esse trabalho. “Morador do Água Limpa, procure informações e busque regularizar seu lote”, advertiram a Asbali e o Retiro Acquaville.