O DEBATE RADAR GERAL ENTRE CANDIDATOS A PREFEITO DE ITABIRITO, que aconteceu na noite desta quarta-feira (11) e foi transmitido pela página do site Radar Geral no Facebook, já teve quase 6 mil visualizações, 291 compartilhamentos e mais de 7.800 comentários. Isso até as 22h desta quarta-feira (12). No pico de audiência, o debate chegou a ter 800 acessos simultâneos. A média de audiência ficou na casa dos 600 acessos ao mesmo tempo.
Veja o vídeo com o debate completo a seguir. Na sequência, a continuação da matéria:
“Organizar um debate não é fácil. Não se trata de uma simples live. Há regras, há grande produção envolvida, há tempo de fala, há internet que cai, há nervosismo, mas acima de tudo: houve disposição do site Radar Geral de promover o evento democrático em nome do povo de Itabirito”, informou a direção do site.
Definitivamente, a referência de “TV” das pessoas é em nível técnico muito alto (Globo, Record TV, SBT, CNN etc), e apesar das opiniões, por exemplo, de apoiadores do único candidato ausente Orlando Caldeira (Cidadania) criticando o mediador Romeu Arcanjo, o objetivo foi alcançado: promover a democracia e, ao mesmo tempo, promover o nome do site. “Todo o resto é secundário”, informou a direção.
Críticas
“Falta conhecimento no mediador e sobra preconceito contra o que ele não acredita”, comentou a assistente social Denise Cunha, referindo-se à pergunta feita por Romeu Arcanjo na qual ele associou o regime socialista a ditaduras, estados inchados etc.
“Romeu Arcanjo, você é ruim, fraco, tendencioso”, afirmou o internauta conhecido como Daniel Dandan Roque, referindo-se à explicação, feita por Romeu, das dificuldades para convidar o prefeito Orlando para o debate, e das interferências que tentaram impedir que o debate acontecesse. A ausência do prefeito não foi justificada.
Contudo, a maioria dos comentários referentes ao mediador e ao debate era elogiosa. “Agradeço os elogios e lamento que ao invés de discutir questões do debate, algumas poucas pessoas estejam preocupadas comigo”, ironizou o mediador.
Por outro lado, críticas também vieram, em maior quantidade, com relação à ausência de Orlando. “Falta de respeito com a população o fato de o Orlando não ir ao debate e nem ao menos se justificar. Um candidato que não vai à entrevista, não merece o emprego”, comparou a educadora Jaqueline Moura.
Os três candidatos presentes
O destaque ficou para boa performance da candidata Sara Boratti, da Unidade Popular. Talvez a melhor atuação no debate entre todos os três presentes. Isso porque ela se manteve segura durante suas falas.
No que diz respeito ao candidato Wagner Melillo (PTB), ele conseguiu mostrar parte da capacidade que tem de gestão e do conhecimento que possui de projetos com base em sua experiência.
Já Ricardo Oliveira (Avante) se destacou ao mostrar humildade e, ao mesmo tempo, sensibilidade às causas populares.
“Falhas? Houve. Nervosismo? Houve. Embaraços? Sim, houve. Internet ao vivo é assim: sem manipulações, sem ter como voltar no tempo, sem ter como editar. É a cara de cada um de verdade na frente de luzes e câmeras. Alguns preferem situações engessadas, outros têm coragem de se expor”, informou a direção do site.
E a direção continuou: “Tudo foi novidade. Nunca houve um debate, em vídeo, na história de Itabirito com a magnitude e participação deste de quarta-feira. Um salto para Itabirito”.
Sara Boratti
“Foi o meu primeiro debate e a experiência foi incrível. Precisamos estimular cada vez mais ações como essa. Tamanha repercussão do evento, comprova a importância do diálogo no espaço político, estimulando o pensamento crítico, aproximando a população das demandas essenciais da cidade e preservando a democracia em todas as classes sociais. A eleição 2020 ficou pra história por ser uma eleição atípica, foi preciso se adaptar pra chegar na população e ter humildade pra compreender o que realmente nossa população necessita. Lamentável que o candidato Orlando não tenha comparecido nem sequer justificado sua ausência. Isso mostra total desrespeito e falta de compromisso com a população itabiritense. É preciso ter coragem!”, disse a candidata Sara Boratti em depoimento ao Radar Geral após o debate.
Wagner Melillo
“Achei muito interessante o debate. Obviamente, gostaria de mais tempo para discutir as políticas públicas. Ficou tudo muito rápido. Mas todo debate é importante, traz transparência ao processo (eleitoral), mostra realmente quem tem alguma coisa a acrescentar em termos de políticas públicas para Itabirito, em governança. Parabéns pela atitude do Radar Geral, e continue assim dando espaço para que a democracia seja exercida no município. Infelizmente, um dos candidatos não compareceu. Uma tristeza. Eu acho que isso mostra um desrespeito com o eleitor. Esperamos que em próximas oportunidades não haja esse tipo de atitude”, disse o candidato Wagner Melillo, em entrevista ao Radar Geral, após o evento.
Ricardo Oliveira
“Foi muito importante realizar o debate pela democracia. Não esconder e mostrar nossas propostas para uma cidade melhor. O povo que decide, e ele precisa avaliar todos os candidatos. O candidato que se esconde é por que tem algo que não quer seja descoberto? Será que são os 33 milhões de reais gastos com obras eleitoreiras?”, disse o candidato Ricardo Oliveira.
Orlando Caldeira
Leia matéria com a fala do candidato Orlando a respeito do assunto.
Agradecimentos
O Radar Geral agradece à Gordu Filmes, de Passagem de Mariana; à agência de publicidade e propaganda Seja Mais, de Itabirito; à Valenet (internet); ao Sindicato dos Metalúrgicos – na pessoa do presidente Robson Paulino (por ter cedido o espaço para o debate).
[…] afirmação foi feita depois que ele não compareceu nem sequer justificou sua ausência no DEBATE RADAR GERAL ENTRE CANDIDATOS A PREFEITO DE ITABIRITO. Isso depois de ser sido insistentemente convidado. E depois de já ter participado de um debate em […]