Realizado ao longo dos meses de maio e junho, o Festival Gastronômico de Itabirito (na Região Central de Minas) contou com a participação dos agricultores familiares.
Uma das propostas da edição foi incentivar o uso de produtos provenientes do território local. Os estabelecimentos participantes foram orientados a utilizar, pelo menos, um ingrediente produzido por pequenos produtores de Itabirito. A iniciativa buscou fortalecer a cadeia produtiva e promover o desenvolvimento sustentável.
Para viabilizar essa proposta, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Sindicato dos Produtores Rurais e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), disponibilizou oficinas aos produtores locais sobre boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos, fabricação de linguiças e de carne de lata.
As capacitações visaram garantir a segurança alimentar e a qualidade dos produtos oferecidos pelos agricultores familiares.
Grande final do Festival
Durante a grande final do Festival Gastronômico, os produtores locais, agricultores familiares e artesãos tiveram a oportunidade de comercializar seus produtos. Além disso, os agricultores forneceram matéria-prima para as oficinas.
A participação da agricultura familiar no festival também se deu por meio de painéis nos quais os produtores receberam visitas de palestrantes para intercâmbio de boas práticas. A troca de conhecimentos é fundamental para o fortalecimento do setor, além de promover a inclusão social e a valorização da cultura local.
“A participação dos agricultores familiares no Festival Gastronômico é uma iniciativa importante, que promove inclusão social, impulsiona a economia local e valoriza as tradições culinárias da região. A parceria entre pequenos produtores, Prefeitura e Emater reafirma o compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a busca por alternativas de geração de renda para os produtores”, destaca o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rainer Cardoso.