Floresta municipal será realidade em Itabirito
Leandro, Genário e, ao centro, os limites da área verde a ser preservada - Foto - Ascom da Câmara - Montagem - Radar Geral
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Da Comunicação da Câmara de Itabirito.

“Pensamos globalmente. Agimos localmente”. Dessa forma, Genário Magela, presidente da Associação Comunitária do Bairro Funcionários e presidente de honra da União Ambientalista de Itabirito (UAI), começou sua fala na Tribuna da Câmara, na noite de segunda-feira (26/6).

O assunto foi a futura Unidade de Conservação (Floresta Municipal) entre os bairros Funcionários e Monte Sinai, chamada de Grota da Mina. Serão, ao todo, 120.000 metros quadrados. O equivalente a 12 campos de futebol. 

O processo (que inclui desapropriações), por meio da Prefeitura, já teve início. “Desde a década de 90, por idealismo, não por retorno financeiro, lutamos por questões ambientais pelo bem-estar de toda a população de Itabirito (…)”, disse Genário, salientando que (também como membro da UAI) participou a criação da Ascito (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Itabirito), do Aterro Sanitário, da Brigada e da Educação Ambiental, além da preservação do Córrego Seco – área de manancial. 

Uma parte da área a ser preservada – Foto: Radar Geral

Contudo, a luta pela implantação da Grota da Mina continua. “Trata-se de um campo rupestre de altitude, um campo quartzítico (…). Uma área onde há fauna e flora endêmica, com surgência de água. Mas, principalmente, é uma área de corredor. Precisamos manter os corredores para os animais que habitam a nossa região!”, disse.

A Grota da Minas não mais se limita aos bairros Funcionários e Monte Sinai (como idealizada pelos ambientalistas). Atualmente, chega ao Matozinhos – até a Ponte da Açucena. “A atual gestão (da Prefeitura), sensibilizada, nos trouxe essa proposta (de ampliação)”, afirmou Genário, que disse ainda que estão pendentes parte das desapropriações para que a área possa ganhar status de Floresta Municipal.

Genário salientou que áreas verdes mantêm o ar úmido. “Em tempo de inverno, com a umidade do ar baixa, ainda conseguimos ter uma vida mais saudável”, concluiu. 

LEANDRO

Outro ambientalista das antigas em Itabirito e um dos fundadores da UAI, Leandro Dias de Oliveira, morador do bairro Funcionários, também ocupou a Tribuna e agradeceu a ajuda do vereador Márcio de Oliveira Juninho (Cidadania) como apoiador de lutas ambientais (como a criação da Grota da Mina).

Leandro exibiu os decretos assinados pelo prefeito Orlando Caldeira (Cidadania) de implantação da unidade, mostrou os limites da área por meio do telão e repetiu as palavras do ex-prefeito Manoel da Mota: “Essa área é o pulmão da cidade”.

Um vídeo da bióloga Maria Teresa Zanatta Coutinho, defendendo a criação da floresta, foi exibido entre as falas.

Veja o vídeo da bióloga:

Leia 1ª matéria a respeito do assunto publicada pelo Radar Geral:

   

Compartilhe: