Itabirito (Região Central de Minas) – Em operação conjunta envolvendo órgãos da Prefeitura e o 3º Pelotão da Polícia Militar de Meio Ambiente, de Nova Lima, seis bovinos abatidos de forma irregular (em que a carne seria colocada à venda) foram apreendidos, na segunda-feira (29/5), em um sítio na localidade de Bonsucesso.
A informação que se tem é que essa carne, que somava cerca de 1,6 tonelada, seria vendida no açougue que pertence à família dos donos do sítio.
Veja fotos enviadas ao Radar Geral. Passe a imagem do slide para ver mais:
Irregularidades
Emocionada, a filha do dono da propriedade assumiu a autoria do crime ambiental. Os donos responderão à Justiça com base na Lei 9605.
No local, foram observadas: 1 – implantação de atividade de potencial poluidor; 2- emissão de efluentes (não tratados) em curso d’água (isso porque o sangue era canalizado e lançado em um córrego que fica nas proximidades); 3- falta de licença e de condições inadequadas de higiene para o abate destinado à comercialização.
Ao que tudo indica, houve uma denúncia contra os proprietários do sítio.
No processo, que deve ser aberto, será apurado também se a atividade era rotineira no local.
Veja vídeo que mostra as condições inadequadas da carne:
O soldado Keemeson, da PM de Meio Ambiente, explicou ao Radar Geral que mais de dois bois abatidos diariamente (em situação como a vista no Bonsucesso) pode configurar comércio em condições irregularidades.
Não houve prisão. Contudo, os proprietários, além de responder na esfera criminal, provavelmente terão de pagar multas emitidas pelo Município.
Além dos policiais de Meio Ambiente, sob o comando da cabo Telma, participaram da operação, integrantes do Codap (Consórcio Público de Desenvolvimento do Alto Paraopeba), bem como fiscais da Vigilância Sanitária e de Meio Ambiente da Prefeitura de Itabirito.
Destino da carne
Quando a fiscalização chegou ao local, os bois (ainda não desossados) haviam sido abatidos, aparentemente, no mesmo dia. Parte da carne estava em caminhões pronta para ser transportada.
O Radar Geral não conseguiu saber para qual açougue exatamente seria destinada a carne nem sequer o nome do sítio em que houve a apreensão.
A carne irregular foi descartada no Aterro Sanitário de Itabirito.
Em tempo: a guarnição da PM de Meio Ambiente ainda contou com o soldado Paulo Viana. O caminhão, que faria o transporte da carne, foi apreendido.