Após o massacre de quatros crianças em uma creche de Blumenau (SC), as secretarias de Segurança e Trânsito e de Educação da Prefeitura de Itabirito (na Região Central de Minas) informaram que foram intensificada as ações relacionadas à segurança escolar em todas as instituições de ensino itabiritenses.
Uma das primeiras providências definidas pela Prefeitura foi o contato com a Polícia Militar solicitando a ronda ostensiva nas escolas do município, priorizando as zonas de maior vulnerabilidade social.
Além disso, a Guarda Civil Municipal reforçou a rotina de patrulhamentos e está atuando com equipes operacionais.
A corporação do município também foi responsável pelo cadastramento das escolas municipais para implantação do botão do pânico.
Trabalhos de conscientização sobre prevenção de acidentes nas escolas também fazem parte das medidas da Prefeitura e envolvem o Centro Integrado de Segurança e Educação (Cinsed), por meio de palestras e jogos.
“A Secretaria de Educação sempre esteve muito atenta quanto à segurança nas escolas. Contamos com a parceria primordial das famílias e, neste momento, vamos solicitar aos pais e responsáveis o reforço dessa parceria. A prevenção é essencial para evitar qualquer ato alheio à rotina escolar”, disse Flávia Souza, diretora da Secretaria de Educação.
Leia também: Itabirito: GM no Cmei dos Portões troca ideia com alunos sobre bullying, trânsito e cuidados do dia a dia
[…] Após mortes em SC, Prefeitura de Itabirito anuncia medidas para intensificar segurança em escolas […]