Foi aprovado na terça-feira (11/4), o projeto de lei (PL) que autoriza a instalação de detectores de metais ou algo semelhante em Escolas Municipais de Ouro Preto (na Região Central de Minas). A lei foi proposta pelo vereador Alex Brito (Cidadania).
O PL foi recebido pela Câmara em 23/1 e o assunto voltou a ser discutido na Casa Legislativa após os últimos casos de ataques em escolas de Santa Catarina e São Paulo.
O vereador divulgou em suas redes sociais a aprovação do projeto e recebeu os parabéns de diversos moradores da região.
Um dos comentários salientou que apesar de ser um progresso importante para a cidade, apenas as escolas municipais terão os detectores, sendo necessário pensar também em escolas estaduais. O vereador respondeu: “Vamos sim cobrar providências de todos! Tanto no Estado quanto União, como vereador consigo legislar somente no âmbito Municipal, mas amanhã faremos um documento todos os vereadores, solicitando amparo às instituições estaduais e federais”.
Leia também: 4 crianças são mortas por homem que entrou com machadinha em creche de Blumenau
Outros projetos
Alex Brito também propôs ontem (12/4) que seja autorizado a realização de exames psicológicos periódicos, para fins de verificação da aptidão de profissionais que atuam em berçários, creches, escolas maternais, de rede pública e privada. O projeto foi adicionado a pauta
Além disso, a vereadora Lilian França (PDT) propôs estabelecer políticas públicas para a segurança em escolas públicas e privadas no município.
Por sua vez, o vereador Naércio Ferreira (Republicanos) e Vander Leitoa (Solidariedade) propuseram na terça-feira (11/4) projetos parecidos com o de Alex Brito.
Leia também: 4 crianças são mortas por homem que entrou com machadinha em creche de Blumenau