Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Nesta segunda-feira (3/4), nos telejornais da TV Globo Minas, foi mostrada a preocupante situação das águas do Rio das Velhas, mais exatamente na cidade de Rio Acima (Região Central de Minas). Segundo os moradores, a realidade é preocupante. A água está mais avermelhada, como se estivesse com lama, peixes estão morrendo e a turbidez da água ficou ainda mais forte.

No programa, Luciano Corrêa, químico que trabalha no grupo de pesquisas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), disse que há provas de que a concentração de metais pesados está acima da que é permita por lei. “O Rio está pedindo socorro!”, disse ele.

Na reportagem, é lida a nota da Prefeitura de Rio Acima que afirma ter monitorado a área conhecida como Fazenda Velha na última quarta-feira (29/3) e que a que a lama é devido a um processo de descomissionamento de uma barragem na região.

Ainda segundo a prefeitura, a substância que estaria sendo utilizada para conter os resíduos não funcionou e a Feam (Fundação Estadual do Meio Ambiente), porém outra substância já está sendo testada para que as ações possam ser retomadas.

Veja a reportagem completa da TV Globo, CLIQUE AQUI.

Repúdio

Na última sexta-feira (31/3), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) soltou uma nota em repúdio ao vazamento ocorrido nas estruturas da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) na Mina do Fernandinho.

Na nota, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) confirmou que as intervenções no Córrego Fazenda Velha, que desagua no Rio das Velhas, foram em decorrência desse vazamento.

A empresa foi autuada por causar poluição e degradação ambiental e, em nota, a CBH pede que a CSN cesse imediatamente o lançamento do material.

Para conferir a nota na íntegra, CLIQUE AQUI.

Compartilhe: