Confira a programação da Semana Santa em Ouro Preto
Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia será palco de missas na semana - Foto: Prefeitura de Ouro Preto/Ane Souz
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

A Semana Santa em Ouro Preto (Região Central de Minas) é um tradicional evento conhecido no país inteiro. No último ano, a comemoração foi realizada pela Paróquia Nossa Senhora do Pilar e contou com cerca de 20.000 turistas, que se encantaram com os tapetes de serragem espalhados pela cidade e a tradicional procissão do Fogaréu, que voltou em 2019, após 100 anos sem ser realizada.

Nessa época do ano, os cristãos comemoram o chamado Tríduo Pascal, período que se tem a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Em Ouro Preto, algumas festividades já estão acontecendo, como por exemplo: nesta sexta-feira (31/3), será realizada a Santa Missa na Capela Nossa Senhora das Dores do Monte Calvário. Seguido de procissão com a imagem da Nossa Senhora das Dores até a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia.

Em 2023, a Semana será realizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, que reveza com a Nossa Senhora do Pilar a cada ano.

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto – Foto: Reprodução
Confira a programação completa da Semana Santa ouro-pretana:

Domingo (2/4)

8h30- No adro da Igreja São Francisco de Assis, bênção e distribuição dos ramos, seguida de procissão até o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde seguirá a celebração eucarística.

8h30 – Na Igreja São José, bênção e distribuição dos ramos, seguida de procissão até a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, onde seguirá a celebração eucarística.

10h – Santa missa na Igreja de São Francisco de Paula.

16h- No Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Santa Missa. Em seguida, procissão com a imagem do Senhor dos Passos até a Praça Tiradentes.

16h30 – Na Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (Mercês de Cima), santa missa. Em seguida, procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores até a Praça Tiradentes.

Na Praça Tiradentes, encontro das duas piedosas e tradicionais imagens. Em seguida, a piedosa procissão continuará percorrendo os Passos da Paixão até a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, onde tomará o púlpito o revmo. sr. mons. Celso Murilo Souza Reis e proferirá o tocante sermão do calvário.

18h – Santa missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

Segunda-feira (3/4)

6h30 – Via-sacra e santa missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

18h – Terço dos Homens do Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

19h- Santa missa no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, via-sacra encenada no entorno da Igreja.

19h – Santa Missa na Capela de São Sebastião.

19h – Visitação dos Passos da Paixão na Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Terça-feira (4/4)

6h30 – Via-sacra e santa missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

19h – Santa missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, com o sermão da soledade de Nossa Senhora. Em seguida, procissão da soledade de Nossa Senhora, conduzindo a imagem de Nossa Senhora das Dores pelos Passos da Paixão, até a Igreja de São Francisco de Assis.

Quarta-feira (5/4)

6h30 – Via-sacra e santa missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

19h – Santa missa no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, solene e tradicional cerimônia do Ofício de Trevas.

Quinta-feira (6/4)

17h30 – Missa solene “In Coena Domini” – da Ceia do Senhor no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Após a missa, o Santíssimo Sacramento será transladado solenemente para a capela onde permanece até a hora da Sagrada Comunhão, no dia seguinte. Em seguida, em sinal de luto, os altares serão desnudados.

18h – Missa Solene “In Coena Domini” – da Ceia do Senhor – com o rito do Lava-Pés na Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Transladação do Santíssimo Sacramento para a Capela do Bonfim e adoração até o final do dia.

19h – Missa na Capela de São Sebastião.

19h – Missa na Igreja São Francisco de Paula.

20h30 – Na Igreja de São Francisco de Assis, ocupará o púlpito, o exmo. revmo. sr. Dom Geovane Luís da Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, que irá proferir o Sermão do “Mandatum”, recordando, assim, também, o ato em que Jesus lava os pés de seus discípulos.

23h- Concentração no adro da Igreja de São Francisco de Assis, de onde os fiéis sairão em cortejo penitencial até o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Lá, tomarão consigo a imagem do Senhor Bom Jesus. O cortejo seguirá pelo bairro Antônio Dias até a Capela de Nossa Senhora das Dores.

Sexta-feira (7/4)

6h – Via-sacra encenada pela Comunidade de São Cristóvão.

6h – Via-sacra saindo da Capela de Nossa Senhora das Dores até o Cruzeiro do Alto da Cruz.

Das 8h às 17h – Visita ao “Santo Sepulcro”, na Capela de Nossa Senhora das Dores.

9h – No Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em memória da agonia do Divino Salvador na Cruz, será proferido o Sermão das Sete Palavras.

15h – Nesta hora em que Nosso Senhor Jesus Cristo morreu por nós, no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Solene Ação Litúrgica.

15h – Solene ação litúrgica na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

15h – Solene ação litúrgica na Igreja de São Francisco de Paula.

15h – Solene ação litúrgica na Capela de São Sebastião.

15h – Solene ação litúrgica na Capela de Nossa Senhora Aparecida.

19h30- Apresentação do figurado bíblico, seguido do tocante Sermão do Descendimento da Cruz em frente à Igreja de São Francisco de Assis. Em seguida, solene Procissão do Enterro conduzindo as imagens do Cristo Morto e da Senhora das Dores pelas ruas da cidade, encerrando no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Sábado (8/4)

9h – No Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, solene Ofício das Laudes e Matinas de Sábado Santo.

19h – Solene vigília pascal na Igreja de São Francisco de Paula.

19h – Solene vigília pascal na Capela de São Sebastião.

21h– Solene vigília pascal na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

21h– No Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, soleníssima Vigília Pascal: bênção do Fogo Novo, preparação do Círio Pascal, canto do “Exultet”, liturgia da Palavra, liturgia Batismal e liturgia Eucarística.

Domingo (9/4)

7h – Santa Missa festiva no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, procissão da Ressurreição em direção à Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Na chegada, santa missa.

16h – Santa missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

16h – Celebração da Ressurreição na Capela de Nossa Senhora Aparecida.

18h – Solene Celebração Eucarística na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

19h – Santa Missa Solene no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, coroação da imagem de Nossa Senhora do Triunfo e Solene Te Deum Laudamus.

Compartilhe: