Nesta sexta-feira (9), Itabirito (na Região Central de Minas) registrou a 18ª morte por complicações decorrentes da Covid-19 (doença provocada pelo coronavírus). A informação é do boletim epidemiológico da Prefeitura.
O Radar Geral tentou, mas não obteve informação a respeito do sexo do paciente. Todavia, sabe-se que tinha 93 anos de idade e apresentava comorbidades (associação de várias doenças). Por sua vez, o nome só é divulgado quando a reportagem consegue falar com a família (o que não aconteceu desta vez).
Segundo o boletim, há 2.667 casos confirmados da Covid-19 em Itabirito. Dezesseis casos a mais que na quinta-feira (8).
Os leitos da Santa Casa da Misericórdia (em Ouro Preto) estão na seguinte condição: 42,85% das vagas de enfermaria ocupadas e 80% de ocupação das vagas de UTI (dados de 8/10).
A Prefeitura afirma que a taxa de letalidade de Itabirito é de 0,68%. Ainda segundo a Prefeitura, a taxa de letalidade de Belo Horizonte é 3%, de Minas Gerais é 2,5% e do Brasil é 2,96%
“Se estivéssemos com taxas como a nacional, teríamos 78 óbitos. Se estivéssemos na média de Minas, teríamos 66 óbitos”, afirmou a Prefeitura por meio do texto que acompanha o boletim em postagem de Facebook
“O total de óbitos é pequeno, e nem por isso podemos ficar tranquilos. Espera-se que um novo óbito, além da tristeza, também renove o alerta para nos cuidarmos”, escreveu a Prefeitura.