Dia da Mulher: homenagem a Dona Deusa, a risada mais gostosa de Itabirito
Dona Deusa: um exemplo de alegria e simpatia em Itabirito - Foto: Radar Geral
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Matéria revisada com acréscimo de informações às 12h50 de 8/3/2023.

Quando se fala em alegria e amizade em Itabirito (na Região Central de Minas), muitos provavelmente citarão Dona Deusa. Definitivamente, a risada mais gostosa e mais famosa da cidade.

Ela considera Itabirito como uma família. Afirma que “problemas todo mundo tem”, mas quando anda pelas ruas, não sobra tempo para pensar neles. “Um buzina de um lado, alguém me chama de outro. Onde eu chego, encontro amizades. É uma benção!”, conta.

Vários nomes, uma única mulher

Deuslira Raimunda Alves (nome de batismo) tem 75 anos. Além de Dona Deusa, ela também é chamada de Deusolira. “Muitos me chamam de ‘Deusolira cara preta’. Adoro!”, disse ela em meio a gargalhadas.

Nasceu em Itabirito, morou no bairro Cardoso, e vive há 40 anos em uma simpática casa no Santa Tereza. “Sou separada há 20 anos, graças a Deus! (risos)”, disse ela.

Dona Deusa na porta de sua casa – Foto: Radar Geral

Começou a trabalhar na residência da família Morgan quando tinha de 8 para 9 anos de idade. “Eu cuidava da ‘pequitita’ e era tratada como uma segunda filha pela (saudosa) Dona Maria do Carmo Morgan”, lembrou com carinho.

Acorda cedo todos os dias, cuida da casa, olha seu neto. “Ontem eu fui dormir às 8h (20h). Na TV, só tem coisa ruim”, explicou.

Cozinheira de mão-cheia, que já ensinou receita, inclusive no Globo Rural (da TV Globo), ela conta que, muito de vez em quando, ainda continua aceitando encomendas. “Faço todo tipo de comida, só não faço a chinesa. A cara preta não queima!”, brincou e, como não podia deixar de ser, gargalhou.

Veja a reportagem da TV Globo em que Deusa ensina a fazer o umbigo de banana. Matéria, com mais de 560 mil visualizações, postada no canal do extinto site AgitoMais:

Perguntada qual é o principal problema de Itabirito, ela disse que o município ainda é um local de paz. “Tem gente que procura problema, mas se compararmos com outros lugares, Itabirito é muito tranquila. Amo esta cidade!”, afirmou.

Deusolira foi homenageada pela Prefeitura com suas fotos em pontos de ônibus. Imagem - Prefeitura de Itabirito
Deusolira foi homenageada com sua foto em pontos de ônibus. Imagem – Prefeitura de Itabirito
Dia Internacional da Mulher, 8 de março

Para Dona Deusa, o Dia Internacional da Mulher é uma data importante. “Toda mulher é guerreira”, acredita.

Deuslira foi escolhida para ser homenageada pelo Radar Geral, nesta quarta-feira (8/3), por ser uma das mulheres mais queridas, sorridentes e conhecidas da cidade. Um exemplo de que o respeito pode e deve ser mútuo.

Contudo, o Dia Internacional da Mulher tem origens em movimentos nada festivos: pela igualdade de direitos civis.

De todas as teorias, a mais aceita é que data nasceu após uma conferência na Dinamarca, em 1910, e foi consolidada por um histórico incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist Company, em Nova York, no ano de 1911.

Dois anos antes do incêndio, as mulheres nova-iorquinas que trabalhavam nessa fábrica têxtil haviam feito uma greve, reivindicando melhores condições de trabalho e o voto feminino.

Referência/fonte: Revista Exame.

Em 2018, ela foi entrevistada pelo professor Ricardo Francisco no programa Cidade Viva (Rádio Cidade) – Foto: Reprodução
Compartilhe:

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.