Matéria atualizada às 19h53 de 11/2/2022.
Itabirito (Região Central de Minas) – Na manhã deste sábado (11/2), participantes de um quiz promovido pela Prefeitura puderam subir em uma balão de ar quente, onde cabiam quatro pessoas: dois ganhadores e dois da organização do evento. O fato de o topo do balão (e não o cesto) ter ficado, aproximadamente, entre 20 m e 30 m acima do solo gerou críticas em rede social da Prefeitura e via WhatsApp (como, por exemplo, nos grupos do “Itabirito da Depressão”).
Que o balão ficaria somente no Campo do União, segurado por cordas, já havia sido divulgado pela Prefeitura, conforme mostra imagem a seguir:
Contudo, o que também contribuiu para comentários negativos foi o fato de a Prefeitura ter chamado, em sua página do Facebook, o “voo” de “espetacular”.
Veja vídeo do evento, feito pelo fotógrafo Welesson Oliveira, para o Radar Geral, CLICANDO AQUI
Apesar das críticas, que não foram poucas, quem foi ao evento se divertiu. Algo em torno de 100 a 150 pessoas participaram. Principalmente as crianças gostaram.
Mesmo assim, com base na repercussão, a reportagem questionou se algo deu errado, se era ou não para o balão ter subido, digamos, um pouco mais (leia a resposta da Prefeitura no decorrer desta matéria).
A seguir, comentários feitos na página do Facebook da Prefeitura. Na sequência, a continuação do texto:
Resposta da Prefeitura
Após contato do Radar, a Prefeitura respondeu:
“O balão foi um contrato de voo cativo, ou seja, com cordas para garantir que não saísse de dentro da área do campo. A campanha era ver Itabirito de cima e não voar por cima da cidade. Em nossas postagens, sempre colocamos o horário (das 9h às 12h) dizendo que as pessoas poderiam ver a cidade de cima. Oito pessoas participaram de um quiz e puderam subir. Cada secretaria tinha direito a indicar um servidor. Total de aproximadamente 30 pessoas puderam experimentar ver Itabirito do alto, dentro de um balão. E todas as pessoas que estavam no campo, principalmente as crianças, puderam tirar fotos de pertinho ou até mesmo dentro do balão. Não houve nenhum imprevisto. Tudo correu dentro do programado.”
O valor investido na promoção ficou entre R$ 25 mil e R$ 35 mil. O Radar não conseguiu a confirmação exata do preço.