A Supercopa dos Inconfidentes e Vale do Piranga entrará em sua sétima edição, após congresso técnico realizado na última segunda-feira (30). O torneio, que é organizado pela Liga Municipal de Desporto de Ponte Nova, contará com 11 equipes participantes, entre elas, Clube Atlético Cohab (Itabirito), Olimpic e Morro Santana (Mariana) e Peñarol (Ouro Preto).
O torneio é considerado a principal atração do futebol amador das regiões envolvidas, e envolve uma premiação virtuosa, que será dividida entre os times participantes, a depender do desempenho dentro de campo. Além das equipes da Região dos Inconfidentes, clubes de Ponte Nova, Alvinópolis, Viçosa e Barra Longa estão confirmados na disputa.
Itabirito representado
Atual campeão municipal, o Clube Atlético Cohab, também conhecido como CAC, terá a missão de representar a cidade na Supercopa dos Inconfidentes e Vale do Piranga. Será a terceira vez que a equipe preta e branca entra na competição, e agora, o sonho é o título, como conta Leandro Gomes de Oliveira, presidente da equipe. “A expectativa é muito grande. Todas as competições que entramos, queremos buscar o título, que seria inédito para nós e toda torcida. Agora, novamente, vamos participar, só que bem mais preparados. Estamos com um time que é a base do ano passado, em que fomos campeões da cidade, mas tivemos algumas saídas, de jogadores que já jogavam no Pontenovense. Mas trouxemos algumas peças para supri-los. Acredito que estamos no caminho certo”, disse o mandatário.
Ao Radar Geral, o dirigente já adiantou que o Cohab está atento ao mercado para fazer bonito na Supercopa dos Inconfidentes e Vale do Piranga de 2023. “Trouxemos quatro reforços de Itabirito, que nos enfrentaram no campeonato da cidade. Foram Kikinho e Dêco, do Tapajós, e Pedrinho e Jhonatan do Usina Esperança. Trouxemos Pedro, Thiago Costela, Júlio e Jordan, que estavam na Copa Itatiaia, em Belo Horizonte”, revelou.
Fundado em 2014 para representar o bairro que ostenta no nome, o CAC manda os jogos no Estádio do União e é tetracampeão municipal (2014, 2015, 2016 e 2022).
Mariana e Ouro Preto na disputa
A Primaz de Minas exala tradição no futebol amador regional e, por isso, será representada por dois grandes times na competição. Olimpic e Morro Santana acertaram suas participações com a missão de dar o primeiro título da Supercopa à Mariana.
O Olimpic deve reformular o plantel com uma mescla de atletas vindos de Belo Horizonte e outros jogadores do interior. O time do Barro Preto não teve uma boa campanha no Campeonato de Mariana, em 2022 e, por isso, buscará mudanças bruscas. Por outro lado, o Morro Santana, que mantém a mesma base de atletas há cerca de 10 anos, aposta no entrosamento dos jogadores para surpreender.
De Ouro Preto, o Peñarol chega à Supercopa dos Inconfidentes e Vale do Piranga como um dos favoritos. A equipe é a atual vice-campeã do torneio, e quer superar a amarga medalha de prata da última temporada, quando o time foi derrotado nos pênaltis pelo Palmeirense, após dominar o placar quase o jogo inteiro.
Chaveamento
O início da competição está previsto para o dia 04 de março. As equipes foram divididas em dois grupos. No A, Cohab, Olimpic, Morro Santana, Peñarol, Piranga e Barrlonguense se enfrentarão na primeira fase. Pelo grupo B, a disputa será entre Palmeirense, Pontenovense, Primeiro de Maio, Família Merengues e Real Atlético Clube.
Os oito melhores times da primeira fase avançam para as quartas de final. A grande decisão está, inicialmente, marcada para o dia 1 ou 2 de julho.
A tentativa das quatro equipes da Região dos Inconfidentes é quebrar o monopólio de Ponte Nova no torneio. Em todas as seis últimas edições, a taça foi para a cidade, com três conquistas do Primeiro de Maio, duas do Pontenovense e uma do Palmeirense.