Uma professora que marcou a história de Itabirito (na Região Central de Minas), Ruth Barbosa da Silva completou 100 anos de vida no último dia 28/1.
Quando ela nasceu na localidade ouro-pretana de Amarantina, Itabirito não era emancipada, pertencia a Ouro Preto e se chamava Itabira do Campo.
“A partir de 1958, a nossa turma do Raul Soares passou a ter a querida professora Ruth Barbosa da Silva como regente de classe até o ano de 1960, quando nos formamos. Belos tempos… belos dias!”, escreveu o juiz aposentado José Antônio Braga no Grupo (de Facebook) Memória Itabirito, em 2013. Oportunidade em que ele postou esta imagem histórica:
Rainha
Sobrinho de Dona Ruth, o cantor Serginho Barbosa falou a respeito dela: “Tia Ruth, para a família Barbosa, é nossa rainha. Ela ajudou todos os irmãos, todos os sobrinhos, a família toda o quanto pôde. Foi uma das primeiras professoras a se formar em Itabirito. Foram três professoras. Ela e mais duas. Quando ela conseguiu se aposentar, cuidou de nossas avó e bisavó. Depois que minha avó morreu, tia Ruth precisou ser cuidada, e quando ela tinha 81 anos, minha outra tia a trouxe para Belo Horizonte. E assim, minha prima adotou tia Ruth (…). Quando minha prima se casou, o marido dela aceitou levar tia Ruth para a casa deles. Hoje minha tia diz que é muito feliz por ser bem cuidada”.