Manifestação da catapora. Foto - Reprodução
Manifestação da catapora. Foto - Reprodução
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

As secretarias de Estado e Municipal de Saúde iniciaram nesta semana a ampliação temporária da vacinação contra catapora em Itabirito (na Região Central de Minas).

Devem ser vacinadas crianças e adolescentes de 7 a 14 anos que ainda não tenham sido vacinadas contra catapora ou que tenham tomado apenas uma dose da vacina, além de trabalhadores da saúde não vacinados, sem restrição de idade.

Vacinação nas UBS

A vacinação aocntece das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

É necessário apresentar cartão de vacinação para conferência do histórico vacinal. A campanha será realizada enquanto houver estoque de vacinas.

“A ampliação dessa campanha é temporária. O estoque é limitado e, por isso, é necessário atenção para não deixar de se imunizar. É importante que o público-alvo procure se imunizar para evitar casos e, até mesmo, complicações em razão da doença”, disse a superintendente de Saúde, Lauane Braga.

Catapora ou varicela

A catapora também é conhecida como varicela. É uma doença infecciosa e altamente contagiosa causada pelo vírus Varicela-Zoster.

A catapora se manifesta com maior frequência em crianças e tem como característica clínica lesões na pele acompanhadas de coceira. Quando acomete adolescentes e adultos, a catapora pode agravar e complicar os quadros clínicos, podendo o paciente desenvolver pneumonia e, em alguns casos, vir a óbito.

Compartilhe: