A Secretaria de Saúde de Mariana (cidade da Região Central de Minas) realizou um raio-x epidemiológico relativo ao mês de dezembro de 2022, esmiuçando as situações que abrangeram covid-19, aids, meningite e outras doenças. No período, o município conseguiu registrar números altos pelas enfermidades, além de alguns óbitos.
Segundo a Prefeitura, que divulgou o boletim epidemiológico mensal pela primeira vez, a medida visa oferecer mais transparência à população local.
Ainda por resquícios da alta de casos de covid-19 que tomou o Brasil em outubro e novembro, Mariana registrou 526 exames positivos para o vírus em dezembro, com quatro óbitos. Outro número que chamou a atenção foi referente à meningite, que teve um caso confirmado, resultando em falecimento.
A aids, infecção sexualmente transmissível, também esteve presente no município. Dois casos positivos foram diagnosticados.
Algumas outras doenças e ocorridos estiveram presentes no boletim epidemiológico de dezembro de 2022 da cidade Mariana, veja:
- 67 registros de diarreia;
- 26 atendimentos antirrábicos humanos;
- 25 casos de acidente de trabalho;
- 13 casos de violência auto pessoal;
- 8 casos de caxumba;
- 8 casos de sífilis;
- 7 intoxicações exógena;
- 6 acidentes por animais peçonhentos;
- 2 casos de febre amarela;
- 2 casos de síndrome uretral masculino;
- 1 caso de dengue;
- 1 caso de tuberculose.
Os dados divulgados pela Prefeitura de Mariana foram retirados de um banco de dados dinâmico em que os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) registram as notificações.