Itabirito (Região Central de Minas) – O prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira (Cidadania), durante a posse da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (2/1), fez uma espécie de mea-culpa: “Erramos! É factível errar, mas permanecer no erro, jamais”, disse. Na sequência, o chefe do Executivo emendou: “Qualquer crítica que venha a somar é positiva para o Executivo fazer o seu papel”.
O Radar Geral conversou com o prefeito para saber mais a respeito de quais erros ele se refere. A resposta foi esta: “Tudo que você faz, desde que você começa um projeto conceitual no Executivo, sempre existe uma falha nesse contexto. Por exemplo: não temos como mensurar a falta de mão de obra. Não temos mão de obra na cidade para podermos fazer, com velocidade, tudo que a Prefeitura gostaria de fazer (…). Nós estamos no período chuvoso, o mato cresce e a responsabilidade da Prefeitura é limpar de meio-fio a meio-fio. Mas os passeios são de responsabilidade da população, do dono da casa. E acaba que a Prefeitura tendo que limpá-los uma vez que alguns moradores insistem em não limpar (…). Então, peço desculpas à população por estarmos retardando esse trabalho. Mas nós vamos resolver isso. Estamos conversando com as empresas e encontrando alternativas”.
O prefeito ainda convidou os vereadores a participar dos projetos da Prefeitura deste ano (em que o município completa 100 anos). “Inclusive opinando”, afirmou Orlando.
Posse
A fala do prefeito foi durante a posse dos vereadores Arnaldo dos Santos (MDB), como presidente; Lucas do Zé Maria (MDB), como vice-presidente; e Márcio Juninho (Cidadania), como secretário.
A Mesa Diretora foi reeleita na última reunião da Câmara de 2022. Durante a posse, o presidente Arnaldo disse: “O sentimento que me traz, tomando posse no meu oitavo mandato como presidente, é dizer que não fui e nem sou melhor do que ninguém na gestão desta Casa e nunca tive essa pretensão. Minha pretensão é ser sempre melhor do que eu fui. Quero agradecer muito a todos que compõem esta Casa e à Prefeitura pela parceria. Conseguimos ser parceiros e também independentes. É uma relação limpa e cristalina, a ponto que a gente tenha condição de sentar tantas vezes que forem necessárias para discutir os rumos e o que for melhor para esta cidade”.
Recesso
A Câmara está em recesso legislativo até o dia 31 de janeiro. Contudo, os trabalhos administrativos continuam funcionando, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h.