Vereador Leitão será o prefeito de Mariana. Foto - Reprodução
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Nesta quinta-feira (22/12), após a 43ª Reunião Ordinária de 2022, a Câmara de Mariana realizou a sessão de posse da Mesa Diretora eleita para o biênio 2023-2024. O vereador Edson Agostinho “Leitão” (Cidadania) foi empossado presidente do Legislativo e, na sequência, foi conduzido a assumir o cargo de prefeito interino de Mariana a partir do dia 1º de janeiro do próximo ano.

O vereador Fernando Sampaio (PSB), empossado vice-presidente, assumirá a presidência da Câmara Municipal; e os vereadores Manoel Douglas “Preto” (PV) e José Antunes “Zezinho Salete”, empossados 1º e 2º secretário, respectivamente, vão exercer as funções de vice-presidente e secretário da Casa. A posse da Mesa Diretora foi antecipada pela Portaria nº 116/2022, para início dos efeitos jurídicos e legais em 2023.

O vereador Juliano Duarte (Cidadania) segue à frente do Legislativo Municipal até o fim do biênio 2021-2022.

Mesa Diretora 2023-2024 em Mariana. Foto - Raissa Alvarenga
Mesa Diretora 2023-2024 em Mariana. Foto – Raissa Alvarenga

Emocionado por desejar na cerimônia a presença da mãe – que faleceu em novembro, o vereador Edson Agostinho recordou os anos em que presidiu a Câmara de Mariana (interinamente em 2010; e no biênio 2019-2020) e destacou a responsabilidade adicional de, agora, chefiar o Poder Executivo. “É muito trabalho e responsabilidade com o dinheiro público. O que eu estiver gerindo a partir de 1º de janeiro eu tenho que prestar contas à sociedade marianense. É isso que eu quero e conto com o apoio desta Casa. Eu quero conduzir bem o nosso município, assim como os que passaram lá conduziram, eu também tenho que fazer a mesma coisa. Tenho que seguir aqueles que fizeram o bem para Mariana”, declara.

Leitão será o terceiro vereador da atual Legislatura (2021-2024) a assumir a prefeitura interinamente. Ele foi precedido pelas gestões dos parlamentares Juliano Duarte e Ronaldo Bento (PSB), que segue na função até o dia 31 de dezembro.

O vereador Fernando Sampaio, que também passou pela perda recente da matriarca da família, se pronunciou em apoio a Leitão e apontou que ambos encontram em seus familiares as forças para ampará-los. Em seu discurso no Plenário, destacou que mandatos interinos são prejudiciais ao cenário político, econômico e social, e que é dever do Legislativo colaborar com a cidade até que o problema jurídico seja resolvido. “Confio muito no vereador Edson, sei da sua honestidade, do seu caráter, e tenho plena certeza que vai fazer o que for possível (…) Você tem todo o meu apoio e dos 14 vereadores no que for preciso”, declarou ressaltando que a chapa foi eleita por unanimidade.

Fernando Sampaio esteve recentemente à frente da Câmara, como presidente durante o biênio 2017-2018. Também exerceu a função de presidente interino em 2011, ano em que a Câmara completou 300 anos de história. Na atual legislatura, atuou como líder de governo, função pela qual agradeceu a confiança dos vereadores Juliano Duarte e Ronaldo Bento.

Com informações da Comunicação da Câmara de Mariana.

Leia assunto relacionado:

Celso Cota entra com novo recurso e cenário político de Mariana fica ainda mais incerto

Compartilhe: