Policiais militares de Ouro Preto (na Região Central de Minas) já estão usando câmeras portáteis nas fardas desde a última segunda-feira (12/12). Os aparelhos funcionarão durante ações operacionais da 248ª Companhia ouro-pretana.
As câmeras terão acesso à internet, ou seja, filmarão e transmitirão, em tempo real, trazendo a localização dos policiais por georreferenciamento.
O 52º Batalhão de Polícia Militar (que abrange Itabirito, Ouro Preto, Mariana e Diogo de Vasconcelos) informou que em todo Estado, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) adquiriu Câmeras Operacionais Portáteis (COP) para utilizá-las como instrumento de apoio à atividade policial.
Segundo o Batalhão, o uso das câmeras tem sido cada vez mais adotado em atividades operacionais das corporações de segurança pública e “tem potencial para dissuadir pessoas de descumprirem regras de conduta, diminuindo as possibilidades de conflitos”, informou.
Com a implementação do equipamento, “espera-se reforçar a transparência e a legitimidade das ações da Polícia Militar, otimizando a qualidade dos serviços prestados, garantindo a integridade física e moral do policial e os direitos individuais dos cidadãos, contribuindo para a segurança jurídica do militar na atuação operacional, fornecendo subsídios da legalidade das ações desencadeadas e maximizando a coleta de boas ações realizadas durante as intervenções policiais”, esclareceu, em nota à imprensa, a corporação.
Leia também – PM de Minas começa a usar câmeras nas fardas