Zé do Binga. Foto - Reprodução.
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Na tarde desta quarta-feira (14), o vereador Zé do Binga (PV) foi eleito o presidente da Câmara de Vereadores de Ouro Preto para o biênio de 2023/2024. A vitória de Binga aconteceu após desistências de Matheus Pacheco (PV), Júlio Gori (PSC) e Vantuir (PSDB), que tinham se candidatado ao cargo.

Zé do Binga foi eleito com os votos de todos os 15 vereadores de Ouro Preto, e substituirá o vereador Luiz Gonzaga (PL) na presidência. A eleição do novo comandante da casa uniu membros da situação e opositores ao governo de Angelo Oswaldo (PV).

Desistências

Poucos minutos antes da eleição começar, o vereador Matheus Pacheco (PV) pediu a palavra e comunicou sua desistência em concorrer à presidência da Câmara Legislativa. Ele alegou que não havia sentido ter dois candidatos do Partido Verde e da situação na mesma disputa.

Na sequência, Júlio Gori (PSC), que é da oposição, também comunicou sua saída do pleito, mas não deixou de deixar claro sua independência na escolha. “Ouro Preto cheio de surpresas! Gente, o problema nunca foi Pedro. Ele era explosivo, brigava e xingava, mas ele era fiel. A gente tem que tomar cuidado com quem estamos beijando, abraçando. Seu Zé do Binga, eu retiro minha candidatura em seu apoio, porque já tínhamos dito isso há mais de uma semana. E não foi o prefeito ou secretário que pediu para eu fazer isso”, afirmou.

Por fim, Vantuir (PSDB) foi o último a retirar sua candidatura, alegando que não conseguiu angariar os votos necessários para a disputa.

Zé do Binga é natural do distrito Santa Rita de Ouro Preto, e milita na área da saúde, tendo já trabalhado como Gerente Administrativo no Posto de Saúde do local, entre 2005 e 2008, além de ter sido Assessor Municipal da Secretaria de Saúde entre 2010 e 2012. Foi eleito como vereador pela primeira vez em 2012, com 1.163 votos. Depois, foi reeleito em 2016 com 1.224 votos. Conquistou sua última eleição em 2020, com 1.141 votos.

O novo presidente da Câmara de Vereadores de Ouro Preto se emocionou com a vitória, enquanto discursava e declarava voto em si mesmo. “Eu queria agradecer a Deus. Como é bom ser bom. Tem muita alma boa que me ajuda. O tanto que eu já sofri ajudando os outros. Não me importo de sofrer. Dou minha vida pelo povo de Ouro Preto. Não tenho palavras”, terminou.

Unanimidade, Zé do Binga foi elogiado por todos os vereadores durante discursos na votação.

Compartilhe: