Eleita deputada federal com mais de 208 mil votos, Duda Salabert (PDT) esteve presente no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), campus da Ufop em Mariana, na noite da última terça-feira (29), para a abertura do XVII Fórum das Letras. A edição de 2022 ocorre entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro, com o tema “Mulheridades”.
A conversa com Duda Salabert trouxe o tema “Universidade Inclusão e Política”, e foi mediada por Victor Luiz da Rosa. O intuito do encontro foi debater a situação atual da universidade pública brasileira, a inserção de pessoas LGBTQIAP+ nesse contexto e expectativas para o Governo Lula no âmbito estudantil. Vale lembrar que Duda Salabert é ativista, ambientalista, professora de Literatura e a primeira pessoa transgênero a se eleger vereadora em Belo Horizonte, no pleito de 2020.
Centenas de pessoas, entre estudantes da Ufop, lideranças e intelectuais, foram ao ICHS prestigiar o acontecimento.
Programação
O 17º Fórum das Letras segue até o dia a próxima sexta-feira (2/12). Agora, o evento segue para Ouro Preto, que irá sediar as atividades restantes, além da programação on-line. Confira a programação completa no site da iniciativa.
O tema da edição, “Mulheridades”, busca debater a posição da mulher na sociedade, refletir os avanços conquistados e entender o que é preciso melhorar. “A ampliação das políticas sociais ao longo do tempo, incrementando as condições de vida da população em geral, vem fomentando a melhoria de alguns indicadores sociais das mulheres e grupos LGBts na área de saúde e educação. No entanto, essa melhoria ainda não é suficiente para colocá-los em situação de igualdade de condições em outras esferas, como o mercado de trabalho e os espaços de tomada de decisão. A luta pela garantia dos direitos das mulheres fez nascer o feminismo, movimento social e político que pretende conquistar o acesso a direitos em condições de equidade, entre os gêneros, luta que repercute também nos direitos dos grupos LGBT”, definiu o evento.