Casemiro abre o placar para o Brasil contra a Suíça na Copa do Mundo. Imagem: Clive Brunskill/Getty Images
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

O Brasil garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo com uma rodada de antecedência ao vencer a Suíça por 1 a 0, na tarde desta segunda-feira, no estádio 974, em Doha no Catar.

Em uma partida mais amarrada do que a estreia contra a Sérvia, a equipe foi a campo sem o seu camisa 10, Neymar, que teve uma entorse no tornozelo esquerdo na vitória sobre a Sérvia. Sua ausência atrapalhou a criatividade brasileira, que teve dificuldades, principalmente no meio-campo, de chegar perto do gol e foi marcar apenas aos 37 minutos do segundo tempo, com um gol de Casemiro. O camisa 9, Richarlison, por exemplo, não conseguiu dar um chute sequer no gol.

A equipe de Tite segue com 100% de aproveitamento após duas rodadas no Mundial do Catar.

Próximas etapas

A Seleção agora precisa assegurar a liderança do Grupo G na próxima sexta-feira, contra Camarões. O time hoje é o primeiro colocado e, se terminar a primeira fase assim, vai encarar nas oitavas de final o segundo colocado do Grupo H.

No momento, este adversário seria a seleção de Gana, que tem três pontos. Portugal e Uruguai se enfrentam às 16h (de Brasília) desta segunda-feira, o que pode mudar posições no grupo.

Vitória inédita

A seleção brasileira, enfim, venceu a Suíça em uma Copa do Mundo. Nas outras duas vezes que as equipes tinham se enfrentado, ficaram no empate. No Mundial passado, na Rússia, as equipes ficaram no 1 a 1.

Primeiro tempo

Nos primeiros minutos, o Brasil manteve maior posse de bola, mas a deficiência na criação de jogadas pesou. Sem Neymar armando, Lucas Paquetá foi o encarregado pelo meio, mas a consistência defensiva dos suíços atrapalhou os planos.

Pelos lados, Vinicius Júnior e Raphinha tentavam, mas também sem muito êxito. Este último, inclusive, foi o responsável pela melhor jogada: lançou o colega do Real Madrid, da direita para a esquerda, mas Vini pegou mal na bola e o goleiro Sommer defendeu. Nome do primeiro jogo, Richarlison pouco conseguiu efetuar na frente.

Segundo tempo

No intervalo, Tite mexeu no time, tirando Paquetá e Fred, e colocou Bruno Guimarães e Rodrygo, para dar mais ofensividade à equipe, e gerou resultado. Os brasileiros chegaram mais perto do gol: aos 18 minutos, Vinicius partiu em velocidade pela esquerda e tocou para o fundo das redes, na saída do goleiro. Porém, foi marcado impedimento, no início do lance.

Vinicius Júnior chegou a fazer gol, mas lance estava irregular — Foto: Nelson Almeida/AFP

Aos 37 minutos, quando os brasileiros pressionavam como podiam, novamente ele, Vinicius Júnior, fez boa jogada pela esquerda, tocou para Rodrygo, que havia acabado de entrar e passou de primeira, em bola a meia altura, para Casemiro. O volante do Real Madrid pegou de primeira, “na veia”, a redonda resvalou no adversário e morreu na beirada da rede – o arqueiro suíço só olhou.

Depois disso, o Brasil continuou indo para cima, com o intuito de balançar mais as redes, porém, desperdiçou as chances que teve. No final, 1 a 0, e passaporte carimbado para a próxima fase.

FICHA TÉCNICA BRASIL 1 x 0 SUÍÇA

Data: 28 de novembro de 2022 (segunda-feira)

Local: Estádio 974, em Doha (Qatar)

Horário: 13h (de Brasília)

Árbitro: Ivan Barton (El Salvador)

Assistentes: David Moran e Zachari Zeegelaar (Suriname)

VAR: Drew Fischer (Canadá) Público: 43649

Cartões amarelos: Fred (Brasil) e Rieder (Suíça)

GOL: Brasil: Casemiro, aos 37 minutos do 2T

BRASIL: Alisson, Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro (Alex Telles); Casemiro, Fred (Bruno Guimarães) e Lucas Paquetá (Rodrygo); Raphinha (Antony), Vini Jr e Richarlison (Gabriel Jesus). Técnico: Tite

SUÍÇA: Sommer; Widmer (Frei), Schar, Akanji e Rodriguez; Freuler, Xhaka; Rieder (Steffen), Sow (Aebischer) e Vargas (Edimilson Fernandes); Embolo (Seferovic). Técnico: Murat Yakin

Fontes: ge e O TEMPO

Compartilhe:

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.