O Brasil garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo com uma rodada de antecedência ao vencer a Suíça por 1 a 0, na tarde desta segunda-feira, no estádio 974, em Doha no Catar.
Em uma partida mais amarrada do que a estreia contra a Sérvia, a equipe foi a campo sem o seu camisa 10, Neymar, que teve uma entorse no tornozelo esquerdo na vitória sobre a Sérvia. Sua ausência atrapalhou a criatividade brasileira, que teve dificuldades, principalmente no meio-campo, de chegar perto do gol e foi marcar apenas aos 37 minutos do segundo tempo, com um gol de Casemiro. O camisa 9, Richarlison, por exemplo, não conseguiu dar um chute sequer no gol.
A equipe de Tite segue com 100% de aproveitamento após duas rodadas no Mundial do Catar.
Próximas etapas
A Seleção agora precisa assegurar a liderança do Grupo G na próxima sexta-feira, contra Camarões. O time hoje é o primeiro colocado e, se terminar a primeira fase assim, vai encarar nas oitavas de final o segundo colocado do Grupo H.
No momento, este adversário seria a seleção de Gana, que tem três pontos. Portugal e Uruguai se enfrentam às 16h (de Brasília) desta segunda-feira, o que pode mudar posições no grupo.
Vitória inédita
A seleção brasileira, enfim, venceu a Suíça em uma Copa do Mundo. Nas outras duas vezes que as equipes tinham se enfrentado, ficaram no empate. No Mundial passado, na Rússia, as equipes ficaram no 1 a 1.
Primeiro tempo
Nos primeiros minutos, o Brasil manteve maior posse de bola, mas a deficiência na criação de jogadas pesou. Sem Neymar armando, Lucas Paquetá foi o encarregado pelo meio, mas a consistência defensiva dos suíços atrapalhou os planos.
Pelos lados, Vinicius Júnior e Raphinha tentavam, mas também sem muito êxito. Este último, inclusive, foi o responsável pela melhor jogada: lançou o colega do Real Madrid, da direita para a esquerda, mas Vini pegou mal na bola e o goleiro Sommer defendeu. Nome do primeiro jogo, Richarlison pouco conseguiu efetuar na frente.
Segundo tempo
No intervalo, Tite mexeu no time, tirando Paquetá e Fred, e colocou Bruno Guimarães e Rodrygo, para dar mais ofensividade à equipe, e gerou resultado. Os brasileiros chegaram mais perto do gol: aos 18 minutos, Vinicius partiu em velocidade pela esquerda e tocou para o fundo das redes, na saída do goleiro. Porém, foi marcado impedimento, no início do lance.
Aos 37 minutos, quando os brasileiros pressionavam como podiam, novamente ele, Vinicius Júnior, fez boa jogada pela esquerda, tocou para Rodrygo, que havia acabado de entrar e passou de primeira, em bola a meia altura, para Casemiro. O volante do Real Madrid pegou de primeira, “na veia”, a redonda resvalou no adversário e morreu na beirada da rede – o arqueiro suíço só olhou.
Depois disso, o Brasil continuou indo para cima, com o intuito de balançar mais as redes, porém, desperdiçou as chances que teve. No final, 1 a 0, e passaporte carimbado para a próxima fase.
FICHA TÉCNICA BRASIL 1 x 0 SUÍÇA
Data: 28 de novembro de 2022 (segunda-feira)
Local: Estádio 974, em Doha (Qatar)
Horário: 13h (de Brasília)
Árbitro: Ivan Barton (El Salvador)
Assistentes: David Moran e Zachari Zeegelaar (Suriname)
VAR: Drew Fischer (Canadá) Público: 43649
Cartões amarelos: Fred (Brasil) e Rieder (Suíça)
GOL: Brasil: Casemiro, aos 37 minutos do 2T
BRASIL: Alisson, Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro (Alex Telles); Casemiro, Fred (Bruno Guimarães) e Lucas Paquetá (Rodrygo); Raphinha (Antony), Vini Jr e Richarlison (Gabriel Jesus). Técnico: Tite
SUÍÇA: Sommer; Widmer (Frei), Schar, Akanji e Rodriguez; Freuler, Xhaka; Rieder (Steffen), Sow (Aebischer) e Vargas (Edimilson Fernandes); Embolo (Seferovic). Técnico: Murat Yakin
Fontes: ge e O TEMPO
[…] Brasil venceu mais um jogo da Copa do Mundo do Catar, desta vez contra a Suíça, por 1 a 0. Na Região dos Inconfidentes, um bom número de […]