"É tão lindo. Não precisa mudar": Marley e Tatiana. Foto - Arquivo familiar
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Entre idas e vindas, a cineasta carioca Tatiana Barthem mora em Itabirito (na Região Central de Minas) há 15 anos. Ela roteirizou e dirigiu o documentário “Vida de Cão”, que terá sua pré-estreia dentro do Projeto Cine Brazil, que acontecerá na próxima quarta-feira (23/11), às 18h30, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro (RJ).

O “Vida de Cão” mostra experiências de sucesso, que se deram em Itabirito (na Região Central de Minas), de bem-estar animal. Entre elas:

1- Cão Comunitário – em que protetores cuidam em conjunto de cães que vivem nas ruas.

2- SOS Cães Itabirito – em que comedores e bebedouros são colocados em pontos estratégicos para que cães em situação de rua possam se alimentar.

3- Castramóvel – projeto em que cães e gatos são castrados gratuitamente.

Marley

A bem da verdade, a ideia do documentário tem origem na própria experiência de vida de Tatiana. Mais exatamente quando ela adotou, em Itabirito, um cão labrador adulto, que foi abandonado por antigos “tutores”.

Como se não bastasse ter sido abandonado, o labrador Marley (nome inspirado em sucesso do cinema) foi atropelado e perdeu uma das pernas. Mesmo com a deficiência, Tatiana se tornou tutora do animal.

Anúncio do trabalho que terá estreia no Rio de Janeiro. Imagem – Divulgação
Homenagem

Marley morreu antes de Tatiana terminar o “Vida de Cão”. “Fiquei chocada como alguém pôde abandonar um cachorro tão dócil, de raça, a ponto de ele ser atropelado”, disse ela.

O labrador abandonado não é tema do documentário. Ele foi somente a inspiração. “Marley só aparece no final, quando faço uma homenagem a ele”, salientou a cineasta.  

A empresária Magda foi uma das entrevistadas. Foto – Divulgação
Recursos escassos

Em 2017, por falta de verba, o “Vida de Cão” ficou “engavetado” por quatro anos. Mas voltou a ser feito com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (promovida pela Prefeitura de Itabirito).

No documentário, são entrevistados, por exemplo, membros da ONG Vidanimal e protetores de Itabirito que adotaram cães adultos. “Não é nada baixo-astral. A intenção é mostrar os exemplos desenvolvidos por moradores da cidade”, disse Tati Barthem.

A empresária Luciana, na época presidente da Vidanimal, também está no documentário. Foto – Divulgação
Cine Brazil

Nascido no Rio de Janeiro, o Cine Brazil é um projeto itinerante de exibição de trabalhos alternativos de produções cinematográficas.

Idealizado pela própria Tatiana Barthem, o projeto já teve edições em Itabirito, quando se chamou “Cine Inconfidentes” e foi sucesso de público.

No dia da pré-estreia do “Vida de Cão”, outros trabalhos serão exibidos no MAM. Trata-se de cinco animações. Todas elas feitas por mulheres.

Sobre a Sessão Especial Cine Brazil em que será exibido o Vida de Cão

Curadoria: Marcelo Marão e Tatiana Barthem.

Produção: Rodrigo Accioly e Gustavo Andreotta.

Parceria: Helida Yama/Mega Wartz Braga/Portugal,

Local – Cinemateca do MAM – Rio.

Veja a seguir fotos do making of. Clique na imagem para ampliá-la:

Compartilhe:

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.