Um acordo de Cooperação Técnica para implantação do Programa Selo Prevenção Minas em Itabirito (na Região Central do Estado) foi assinado nesta quinta-feira (17/11) na Câmara Municipal itabiritense.
O Programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), do Governo de Minas, que visa contribuir para a criação e o fortalecimento de políticas públicas direcionadas à redução e prevenção da criminalidade e das violências.
O selo é uma espécie de consultoria qualificada para municípios, que ajuda no diagnóstico das especificidades do cenário da criminalidade local e propõe ações de prevenção.
Etapas
Em Itabirito, o secretário adjunto da Sejusp, Jeferson Botelho, afirmou que considera a assinatura do acordo um evento de grande cunho social, pois concretiza a política pública de prevenção à criminalidade, de forma harmônica com a sociedade civil, promovendo a inclusão social.
O ciclo do Programa possui seis etapas que, se concluídas de maneira exitosa, resultam na certificação do município.
Já foram realizadas outras articulações interinstitucionais entre a coordenação do Programa Selo Prevenção Minas e a Prefeitura de Itabirito, voltadas para questões internas, como fluxos, procedimentos, diagnósticos e reuniões. Esta foi a primeira ação de maior visibilidade.
Presenças
No evento em Itabirito, além do secretário adjunto da Sejusp, estiveram presentes o prefeito Orlando Caldeira (Cidadania) e o presidente da Câmara, Arnaldo dos Santos (MDB), bem como a subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Andreza Meneghin.
Também acompanharam a assinatura do acordo, o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Antônio Pataro; o juiz de Direito, Antônio Francisco Gonçalves; o promotor de Justiça, Umberto Bizzo; o comandante da Polícia Militar em Itabirito, Rafael Veríssimo; e o delegado da Polícia Civil, Marcelo Teotônio de Castro.