O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Ouro Preto (Região Central de Minas), neste sábado (20/8), lançou oficialmente o “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação.
No Twitter, o ministro escreveu: “foi em Ouro Preto, interior de Minas Gerais, onde demos a primeira gotinha nesta importante mobilização: vacinar o futuro do Brasil contra doenças, como a Poliomielite, rubéola, caxumba e febre amarela”.
Tal situação foi motivo de orgulho para o prefeito Angelo Oswaldo que destacou o pioneirismo do município em diversos assuntos “e quando se fala em saúde, (esse pioneirismo) não poderia ficar de fora”, afirmou o chefe do Executivo.
Para a criançada, bastaram as gotinhas para protegê-las da Poliomielite. Mas algumas tiveram que enfrentar as agulhadas para colocar o cartão de vacinas em dia. Depois da proteção, o alívio em vários brinquedos e elas já nem se lembravam do choro por causa da picadinha da agulha.
O evento foi realizado no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
No balanço da Secretaria Municipal de Saúde, 637 doses de vacinas foram aplicadas no sábado (20/8), 241 delas em alusão ao famoso Zé Gotinha (dose Poliomielite gotas) e 132 doses do imunizante contra a covid-19.
Quem perdeu o dia D de vacinação, tem a oportunidade de levar os filhos e filhas para vacinarem até o dia 9 de setembro no posto de saúde mais próximo da sua casa.