O governo de Minas vai repassar R$ 29.139.765,10 para a Universidade Federal de Ouro Preto realizar quatro projetos. O convênio foi assinado nesta quarta-feira (29) pela reitora, Cláudia Aparecida Marliére de Lima, pelo Secretário de Cultura e Turismo do Governo do Estado, Leônidas Oliveira, e pelo prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo.
Entre os projetos, está a revitalização do Cine Vila Rica, na Praça Reinaldo Alves de Brito. O espaço, que foi adquirido pela UFOP em 1989 e está fechado desde 2018, vai passar por reformas estruturais com o aporte de R$ 16,5 milhões. “Foi uma luta de vários gestores da Ufop, de reitores anteriores, para conseguir essa restauração, e a gente sabia que era muito difícil, porque era muito dinheiro.. Todos nós ganhamos, a comunidade universitária, a comunidade de Ouro Preto, Mariana, João Monlevade, enfim, da região”, comenta a reitora, Cláudia Aparecida Marliére de Lima.
Também serão realizadas obras no Museu de Ciência e Tecnologia da Escola de Minas. A construção, datada de 1741 e de autoria de Manuel Francisco Lisboa, pai do escultor Antônio Francisco Lisboa, popularmente conhecido como “Aleijadinho”, funcionava originalmente como Palácio dos Governadores de Minas Gerais, ainda nos tempos do Brasil Colônia. “Esses recursos vão permitir investimentos decisivos para que o velho Palácio dos Governadores de Minas Gerais, da Colônia, do Império e da República, seja realmente o grande museu de ciência e técnica moderno, dinâmico e interativo com todos aqueles que vêm visitá-lo, como um espaço de educação, ciência, tecnologia e cultura”, disse o prefeito, Angelo Oswaldo.
A verba também vai permitir a realização de projetos na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Campus Morro do Cruzeiro e do plano integrado de ações educacionais, sanitárias e técnicas para o enfrentamento da Covid-19. O início do repasse das verbas está previsto para a próxima sexta-feira (1).