Cinco casos suspeito de varíola dos macacos são descartados em Minas. Foto divulgação
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Após análises laboratoriais feitas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), foi descartada a suspeita de um caso da “varíola dos macacos”, em Ouro Preto. O paciente, que é estudante na cidade, começou a ser investigado após o aparecimento de erupções cutâneas cobrindo a maior parte do corpo, com formação de bolhas. Ele permanece estável e em tratamento em Belo Horizonte. 

De acordo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, todos os outros quatro casos suspeitos no estado (registrados em Belo Horizonte, Uberlândia e em Ituiutaba) foram descartados. Nenhum deles tinha histórico de deslocamentos ou viagens para o exterior. 

“Todos os dados clínicos também estão em análise pela equipe técnica da SES-MG e do Ministério da Saúde para investigação e encerramento dos casos”, diz a nota do governo de Minas. 

A “varíola dos macacos” é uma zoonose silvestre que possui incidência em regiões de floresta da África Central e Ocidental. O vírus que contamina macacos e pode acometer também humanos. Os sintomas iniciais costumam ser:

– Febre

– Dor de cabeça

– Dores musculares

– Dor nas costas

– Gânglios (linfonodos) inchados

– Calafrios

– Exaustão

Compartilhe: