Ópera Aleijadinho será apresentada no adro da Igreja de São Francisco de Assis nesta sexta-feira. Foto Ane Souz
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Mais um espetáculo promete contagiar os moradores e turistas em Ouro Preto (MG). Nesta sexta-feira (29) às 20h, será apresentada a “Ópera Aleijadinho”, ao ar livre, no adro da Igreja de São Francisco de Assis, uma das obras-primas do artista. 

O espetáculo, inédito, baseia-se em fatos da vida do Mestre Antônio Francisco Lisboa, reconhecido internacionalmente como referência do Barroco Mineiro, cujas obras se encontram em diferentes cidades de Minas, especialmente em Ouro Preto e Congonhas. “Ele era contratado por muitas irmandades e associações leigas para os trabalhos de ornamentação dos altares das igrejas, além de ser filho do arquiteto Manoel Francisco Lisboa. Dessa forma, a Ópera Aleijadinho vem de encontro com a preservação da memória da cidade, do povo ouro-pretano”, afirma a secretária Municipal de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro.

No enredo, além do protagonista, estarão em cena outros personagens reais da história de Minas Gerais, como os poetas Tomás Antônio Gonzaga e Alvarenga Peixoto e o compositor José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita.

A produção artística é da Fundação Clóvis Salgado. A apresentação contará com coro, orquestra e balé do Palácio das Artes, além de projeções na igreja. De acordo com os produtores, o público poderá assistir ao drama da vida do artista, que, entre sofrimentos físicos e outras perdas, criou obras primorosas.

Após a estreia em Ouro Preto, a montagem cumpre temporada no Palácio das Artes, nos dias 14, 16, 18 e 20 de maio de 2022.

Compartilhe: