Os eleitores têm até o dia 4 de maio para emitir, transferir e regularizar o título de eleitor. Esse também é o prazo final para que pessoas travestis ou transexuais solicitem o uso do nome social no documento.
A grande novidade deste ano é que todas as operações podem ser feitas on-line pelo sistema Título Net (Clique aqui), disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), inclusive a impressão do documento.
Tirar a 1ª via ou regularizar o título é fundamental para votar nas próximas eleições, previstas para votar nas agendadas para o dia 2 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro em segundo turno.
Primeiro título
Jovens que possuem 15 anos e farão 16 até o dia do pleito já podem solicitar a 1ª via do documento.
Para emitir o título de eleitor, procure pela guia “Serviços ao Eleitor”. Depois disso, basta clicar na aba “Autoatendimento do Eleitor”, na página inicial do site do TSE e, em seguida, selecionar a opção “Tire seu título”.
Para comprovar a identidade, você precisará apresentar:
– uma selfie segurando um documento oficial com foto;
– fotografias da frente e do verso desse mesmo documento;
– um comprovante de residência;
– e o certificado de quitação militar (para homens que têm entre 18 e 45 anos).
Após o processamento dos dados pela Justiça Eleitoral, o título poderá ser baixado pelo aplicativo e-Título. Também é possível imprimir o documento pelo site do TSE.
Transferência
Para pedir a transferência, é preciso residir na cidade há pelo menos três meses, não ter débitos com a Justiça Eleitoral e não ter transferido ou tirado a primeira via do título nos 12 meses anteriores. A alteração do domicílio eleitoral também pode ser feita pelo Autoatendimento do Eleitor.
Basta selecionar a opção “Atendimento ao Eleitor” e clicar em “Atualize seu endereço”. Você será redirecionado para a página “Atendimento à distância pelo Título Net” para dar andamento à sua solicitação. Busque pelo link “Iniciar seu atendimento à distância” e siga todos os passos indicados pelo sistema.
Será necessário apresentar:
– fotografia selfie, de um documento oficial com foto;
– comprovante de residência e do certificado de quitação militar (para homens entre 18 e 45 anos).