Muro da Vale - Imagem - Reprodução de vídeo
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Com 60 metros de altura por 350 metros de extensão, o muro de contenção, que está sendo feito pela Vale em Itabirito, surpreende pela magnitude do canteiro de obras. A intenção futura do muro é conter a lama em caso de rompimento das barragens de Forquilha 1, Forquilha 2 e Forquilha 3 (localizadas em Ouro Preto).

Essas são as barragens que, em caso desmoronamento, atingiriam Itabirito. Os números das dimensões foram retirados do site da mineradora.

Veja o vídeo a seguir. E a continuação do texto da matéria logo na sequência:

Imagens áreas (feitas por meio de drone) do empreendimento se espalharam via WhatsApp (veja nesta página). A reportagem não conseguiu saber quem (ou qual empresa) é o (a) responsável pela filmagem.

Todo o complexo tem aproximadamente 35 hectares (dado extraoficial). Contudo, o muro ocupa uma área de 5 hectares (também dado extraoficial).

Além do muro sobre o Ribeirão Mata Porcos (que forma o Rio Itabirito), há uma usina de concreto e estradas de acesso.  

Segundo o site da Vale, o muro fica a 11 km a jusante das barragens.

Informações não confirmadas pela Vale dão conta de que a mineradora vai recuperar todo o espaço após as obras (ficando, evidentemente, o muro).

Segundo a Resolução publicada em 18/02/2019 no Diário Oficial pelo governo Bolsonaro, as barragens, como as citadas, serão desativadas. “As barragens a montante ou método desconhecido que estão desativadas deverão ser eliminadas até 15 de agosto de 2021 e as que estão em funcionamento, até 15 de agosto de 2023”, diz a lei.

As obras do muro em Itabirito estão sendo feitas pelo Consórcio Minas Mais (empresa terceirizada da Vale) e hoje são responsáveis pela alta dos empregos no município em plena pandemia de coronavírus.  

Em tempo: O Ribeirão Silva (que nasce na Serra da Serrinha, próximo à fábrica da Coca-Cola, em Itabirito) se junta ao Ribeirão das Almas. Os dois, então, formam o Ribeirão Mata Porcos. Este se junta ao Ribeirão Sardinha (que nasce em Ouro Preto) para formar o Rio Itabirito. Por sua vez, o Itabirito é afluente do Rio das Velhas.

Matéria atualizada em 16-08-2020, às 16h33.
Compartilhe:

2 COMENTÁRIOS

  1. […] Itabirito (Região Central de Minas) – O jovem trabalhador do Consórcio Minas Mais, identificado como Daniel (de apenas 20 anos de idade), que foi transportado de helicóptero da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, foi vítima de agressão. Segundo relatos, ele estava em seu posto de trabalho, operando o pare e siga, na tarde de segunda-feira (31/5), quando foi atingido por pedras atiradas de dentro de dois carros pretos. A vítima estava controlando o acesso à área onde está sendo construído o muro de contenção da Vale. […]

Comments are closed.