A Polícia Civil (PC), em ação com a Guarda Civil Municipal (GM) de Mariana, autuou oito pessoas por extração ilegal de minério na cidade. A operação foi deflagrada na última sexta-feira (18/3) próximo ao distrito de Camargos, na região conhecida como Cascalheira. No local, também foram apreendidos quatro caminhões, uma máquina retroescavadeira, um carro e rádios comunicadores.
Segundo a Prefeitura de Mariana, a área explorada pertence ao município e já havia sido cercada para evitar a extração ilegal de minério de ferro. Contudo, os crimes continuaram durante à noite, quando não havia patrulha no local. Os suspeitos arrancaram as cercas e invadiram a área para continuar com as atividades ilegais.
De acordo com o delegado Cristiano Castelucci, titular da Delegacia de Polícia Civil em Mariana, os investigados são das cidades de Belo Horizonte, Contagem e Sete Lagoas. Eles foram autuados com base na Lei de Crimes Ambientais. Já os equipamentos ficarão apreendidos até o fim do processo. “Todas as ações relacionadas com a mineração devem ser realizadas dentro da legalidade. Mariana pertence a uma região com grande volume de prática mineratória, que sofre com os impactos da atividade, extremamente nocivos ao meio ambiente”, disse o delegado.
Além dos crimes ambientais, o grupo também vinha causando grandes prejuízos às estradas, que passavam constantemente por manutenção a pedido dos moradores.
Em nota, a Prefeitura informou que, a partir de agora, o município vai intensificar as ações de fiscalização e ressaltou que todas as ações relacionadas à mineração devem ser praticadas dentro da legalidade. “Outras ações estão programadas para um futuro próximo, a fim de evitar esse tipo de infração”, afirmou o delegado.