A Defesa Civil realizou uma vistoria no último sábado (5/2) no buraco que se abriu em frente a uma residência, em Ouro Preto (MG). A cavidade possui cerca de 14 metros e revelou uma surpresa: foi constatada a existência de uma mina histórica no local.
Foram utilizadas técnicas de rapel para descer na cavidade. O trabalho foi realizado com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar e também dos professores da Ufop, Hernani Mota (engenheiro de minas e especialista em mapeamento de minas subterrâneas de Ouro Preto) e Luiz Henrique Cardoso (geólogo).
Em primeira análise, a residência está construída sobre uma rocha mais resistente e não corre risco de cair. A recomendação técnica é de que a cavidade seja preenchida com rochas, fora do período chuvoso, e complementada com obras para garantir a segurança e estabilidade do imóvel.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Neri Moutinho, a família de quatro pessoas deverá se manter fora da residência até o final do mês de março, para que o local seja constantemente monitorado.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entrou em contato com a Defesa Civil e também fará uma vistoria para avaliar a mina.