Neste domingo (9), em uma restrita cerimonia transmitida via internet por causa dos cuidados sanitários por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, a Prefeitura de Itabirito inaugurou o Centro Municipal de Educação Infantil Tia Lolinha (creche Tia Lolinha), no alto do bairro Padre Adelmo.
Durante a live, segundo o prefeito Orlando Caldeira (Cidadania), a creche estava orçada em R$ 1.721.000 e ficou pronta pelo valor de R$ 1.475.000.
O prefeito informou que houve contratempos nas obras por causa dos danos causados pelas chuvas, e que a acessibilidade (para pessoas com deficiência) foi incluída no projeto.
A creche conta com 10 salas com capacidade para atender, ao todo, até 200 crianças do Padre Adelmo e região.
Segundo a Prefeitura, a terraplanagem da área foi feita na administração passada e coube à atual gestão erguer o prédio e dar acabamento. “Ainda faltam ajustes na parte externa”, informou a Comunicação da Prefeitura.
As crianças serão recebidas assim que houver flexibilização no isolamento social.
HISTÓRIA
A creche é uma homenagem à saudosa educadora Elisa Elza Rodrigues Bittencourt (a Tia Lola). Ela era filha do coronel Agostinho Rodrigues, e esposa do ex-prefeito de Itabirito José Bastos Bittencourt. Em suma, três personagens importantes da história de Itabirito.
Segundo o filho da Tia Lola, o empresário do ramo de comunicação Lauro Bastos Bittencourt, sua mãe tinha relação de amizade com o sempre lembrado Padre Adelmo (personalidade que dá nome ao bairro).
De acordo com ele, inclusive, o primeiro casamento feito pelo pároco em Itabirito foi entre Tila Lola e o senhor José Bastos.
A inauguração contou com as presenças de autoridades, como o vice-prefeito doutor Élio da Mata e a líder do governo na Câmara, vereadora Rose da Saúde (PSDB).