Números da Covid em Itabirito. Arte - Prefeitura de Itabirito
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Itabirito (Região Central de Minas) – O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de ontem (26/1) registrou a 164ª morte por complicações da Covid no município. “Faleceu um dos nossos pacientes que estavam na UTI da Santa casa de Ouro Preto. Tinha mais de 70 anos, já tinha tomado inclusive a dose de reforço e apresentava comorbidade”, informou.

Comparando o atual registro de morte com o anterior, passaram-se exatos 106 dias. O penúltimo registro de óbito por Covid, em Itabirito, foi em 13/10/2021.    

Para o boletim, chama atenção a perda de um paciente que tomou três doses da vacina. “Em que pese todo o benefício das vacinas, o enorme contingente de vidas salvas, ocorrem falhas na proteção”.

Apesar disso, o boletim reforça a importância das vacinas. “É uma tristeza ver que ainda há pessoas relutantes em se vacinar ou simplesmente recusando”, salientou.  

O boletim de ontem ainda informou que, em Itabirito, 73 casos da Covid foram registrados nas últimas 24 horas.

Ômicron

Relata o boletim que antes da Ômicron, estimava-se que até 40% dos casos eram completamente assintomáticos (nem sequer percebiam estarem infectados). Hoje, com a ômicron, os assintomáticos são de 80% a 90%.

No máximo, 20% do total de infectados desenvolvem sintomas, e desses uma parcela ainda menor (menos da metade) é testada e o caso notificado.

Portanto, o total de pessoas infectadas é pelo menos 10 vezes maior que o total de doentes notificados. “Em Itabirito, estamos com a UPA lotada, atendendo mais de 300 pessoas por dia com sintomas respiratórios, estamos vendo de novo internações em enfermarias crescendo e, lentamente, as UTIs sendo novamente demandadas (lembrando que de fato há menos pessoas intubadas que em abril de 2021)”, informou o boletim.

Fechamento do comércio tem pouca efetividade atual

O boletim diz que há evidências de que a transmissibilidade da Ômicron é tão alta, que as medidas sociais e de saúde pública, como fechamento de comércio e suspensão de atividades, serão pouco efetivas em diminuir casos nas próximas semanas. “Máscaras de boa qualidade e distanciamento físico continuam boas medidas”, afirmou.

Até agora

Em Itabirito, desde o começo da pandemia, são 15.308 casos confirmados da doença, sendo 15.112 recuperados – dos quais 1.336 necessitaram de internação hospitalar.

Atualmente, não há óbito em investigação.

HSVP, UPA e UTIs

quatro pacientes de Itabirito em UTIs destinadas a tratamento contra a Covid.

São três pacientes com a doença no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).

Há ainda dois pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Itabirito, em observação. Ambos com cerca de 50 anos, um deles com indicação para internação em UTI, outro para enfermaria. Os dois com duas doses de vacina.

Com 10 internados, os leitos de “UTI Covid” estão 100% de sua ocupação na Santa Casa da Misericórdia, de Ouro Preto (hospital referência para o município itabiritense).

Já a “enfermaria Covid”, do hospital ouro-pretano, está com 57,14% de ocupação (quatro pacientes).

Observação: os dados de Santa Casa são de 25/1/2022.

Compartilhe:

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.