Limpeza da Avenida Queiroz Júnior (e outros pontos) próximo aos Correios, em Itabirito, às 15h25, de 14/1/2022. Foto enviado por internauta
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Na última terça-feira (12/1), o prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira (Cidadania), apresentou ações de limpeza e recuperação da cidade. A live foi transmitida pelo Facebook. Confira os principais pontos.

Abastecimento

O prefeito explicou que não há desabastecimento na cidade, nem de combustível, nem de comida, nem de água mineral. “Lógico que alguns sacolões, alguns supermercados não estão funcionando pelo fato de estar na área da região que foi afetada pelas águas. Mas há outros sacolões nos bairros, inclusive padarias que estão funcionando normalmente”, disse.

Acesso

De acordo com o prefeito, uma série de ações está sendo encaminhada por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a correção rápida das estradas. O caminho para Belo Horizonte continua restrito. “Nosso acesso hoje continua pela ITA-140: você chega até o posto da Polícia Rodoviária Estadual, entra à esquerda, sentido Pico, passa pela portaria, vai até a mina da Herculano e você vai encontrar com a BR-040. Nós estamos trabalhando para liberação de uma estrada alternativa, na região do Pico, que vai sair nas Codornas”, afirmou.

Já o ônibus coletivo que vai para Belo Horizonte está saindo de Itabirito de 3 em 3 horas. 

Em relação ao acesso para Ouro Preto, a prefeitura vai começar um trabalho de investigação, para saber o que pode ser feito no local. Para quem precisa ir à cidade, a rota disponível é pelo bairro Novo Itabirito. Contudo, há bloqueio também perto do hotel do Sesc.

Assistência Social

De acordo com o prefeito, a Secretaria de Assistência Social já está providenciando a distribuição dos donativos recebidos. “Já temos colchões, roupas de cama, utensílios, além de material de limpeza pessoal e doméstica”. 

Limpeza

Orlando também explicou que as caçambas colocadas nas vias pela Prefeitura podem ser utilizadas pelos moradores. Elas serão recolhidas e outras serão colocadas no mesmo local, até que a limpeza seja finalizada na cidade. O único pedido é que não seja colocado lama, já que há outros equipamentos para fazer a coleta deste material.

Rua Eurico Rodrigues, próximo à Apae, fim de tarde de 13/1/2022. Foto enviada por internauta.

De acordo com o secretário de Obras, Geraldo Magela Torres, o trabalho não se resume à região central e há cerca de 50 ocorrências registradas em todo o município. O prefeito afirmou que foi montada uma logística de guerra na cidade: há 300 pessoas trabalhando na recuperação de Itabirito e foram disponibilizados mais de 60 equipamentos, como caminhões-pipa e retroescavadeiras, para a limpeza.

Sobre a sujeira espalhada pelos caminhões, o prefeito disse que faz parte do processo e todas as ruas serão limpas. “Não dá para ensacar esse material. Se você vai com ele molhado, ele vai cair pela tampa da caçamba e vai sujar. Nós temos que vir com pipa lavando”, disse.

Orlando esclareceu que, por causa da interdição nas estradas, o material coletado está sendo colocado na área do Julifest. Depois, ele será levado para o aterro, assim que as rodovias estiverem liberadas e seguras.

Compartilhe: