A Prefeitura de Itabirito (MG) acaba de informar que há risco potencial de deslizamentos no bairro Novo Horizonte. Após a visita de geotécnicos, foi detectada uma fissura com até 1 metro de profundidade e cerca de 8 metros de extensão ao longo de uma área de pasto.
Se o deslizamento de fato acontecer, o material poderá atingir as residências das ruas Pastor Romeu Pereira da Silva e Domingos Santos. Foi recomendado que os moradores de ambas as ruas não permaneçam no local, principalmente durante o período de chuvas. “Não há necessidade de pânico, de sair em uma correria generalizada. Vocês podem tirar os seus pertences, os documentos pessoais. A nossa guarda e a Polícia Militar vão fazer a segurança do local, para que não tenhamos problemas”, disse o prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira (Cidadania), em uma live realizada agora à noite.
Neste período, a Prefeitura disponibilizará a infraestrutura da Escola Municipal Ana Amélia Queiroz, no bairro Gutierrez, para receber os moradores que deixarem suas casas.
Veja compilado de vídeos que trata do assunto:
Na live, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Itabirito, Frederico Leite, explicou que a organização desta área foi autorizada em 1991, como uma ampliação da Vila Gonçalo. “Desde então, houve desmatamentos em algumas áreas, aberturas de pastos, colocação de animais. Todos esses cenários foram criando uma condição para chegar na condição que temos hoje. É claro que contamos com uma chuva decamilenar que encharcou muito solo, tornando este risco em potencial”, disse.
A Prefeitura segue monitorando o local 24 horas por dia e já está em contato com especialistas para que seja realizada uma avaliação detalhada, a fim de definir as próximas providências a serem tomadas no bairro. “Nós vamos medir diariamente essas trincas, para ver se elas vão evoluir ou não”, afirmou o secretário.
[…] forma parecida com que está acontecendo com moradores de duas ruas do bairro Novo Horizonte, na vizinha Itabirito (MG), a histórica Ouro Preto (Região Central de Minas) teve que fazer a […]