Deslizamento de encostas tem deixado muitas casas em situação de risco, em Itabirito. Foto - Reprodução
ERM000124_banner970x250px
ERM000124_banner970x250px
Compartilhe:

Itabirito (Região Central de Minas) –  Ontem (8/1), 150 pessoas, que tiveram suas residências comprometidas por causa dos estragos provocados pelas chuvas, foram acolhidas na Escola Municipal Natália Donada Melillo, no bairro Santa Efigênia. Hoje (9/1), no local, há 90.

Isso porque, de ontem para hoje, muitos foram para casas de parentes ou amigos. Contudo, da mesma forma que uns saem, outros chegam. Daí a dificuldade de se saber quem está desabrigado ou desalojado.

No exato momento em que o Radar Geral entrevistava a secretária de Assistência Social da Prefeitura, Rose da Saúde, às 14h40, chegava à escola uma família com seis pessoas.

Banner Setembro 2024
Banner Setembro 2024

Não se tem ao certo a quantidade exata de pessoas que precisaram sair de suas casas em todo o município, incluindo a zona rural. Isso porque é gigantesco o número de residências inundadas, atingidas por deslizamentos de encostas ou condenadas por motivos que têm a ver com as chuvas.

Segundo a secretária, foi feito um plano de ação antes da enchente. Entretanto, a bem da verdade, ela admite: os estragos foram maiores que os previstos.

“Estamos com estoque de colchões novos, que ainda não foram usados. Compramos cobertores, fraldas, leite. O café da manhã é servido às 7h; o almoço (marmitex) chega às 12h; o café da tarde, às 15h; e às 19h, chega o jantar”, disse ela.

A secretária salientou que roupas podem ser doadas no Salão Paroquial da Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem. “Estávamos recebendo na escola, mas ficou inviável por questão de espaço”, explicou.

Uma assistente social está encarregada de receber as doações no salão, que fica a alguns metros da igreja. Entretanto, quem quiser doar até pode, mas de acordo com a Prefeitura, não há necessidade (Veja no comunicado abaixo).

Apesar de receber roupas como donativo no Salão Paroquial de Nossa Senhora da Boa Viagem, Prefeitura diz que “no momento, não há necessidade de doações”. Imagem – Prefeitura de Itabirito
Compartilhe:
BANNER_FARID_92_ANOS_970_250PX
Meplo

2 COMENTÁRIOS

  1. […] Itabirito (Região Central de Minas) – Voltar para a casa. Esse é o sonho e a prioridade do auxiliar de mecânico Uanderson José Inácio (37 anos), conhecido como Tchutchu. A residência dele e da família de sua irmã, casas vizinhas no bairro Saudade, ficaram seriamente comprometidas com as chuvas de janeiro deste ano, que arrasaram o município itabiritense. […]

Comments are closed.