A Polícia Civil de Minas Gerais divulgou que o valor da taxa para emissão da segunda via da carteira de identidade foi reajustado em Minas Gerais, passando de R$ 78,88 para R$ 95,41. O aumento se deu em razão do novo valor da Unidade Fiscal de Minas Gerais (Ufemg).
A primeira via da identidade continua gratuita. Em casos de furto ou roubo do documento, o solicitante poderá ficar isento do pagamento da tarifa, desde que apresente o boletim de ocorrência, com prazo máximo de 30 dias da data do fato.
Também tem direito à isenção o cidadão hipossuficiente (com poucos recursos financeiros para o próprio sustento), sendo necessário apresentar a folha resumo emitida pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou o comprovante de inscrição no CadÚnico. Também pode ser apresentado o comprovante de qualquer benefício social em nome do requerente.
Em Itabirito, a confecção da carteira de identidade é feita no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizado na rua Artur Bernardes, 76, Centro. O agendamento deve ser feito pelo telefone (31) 3561-1866.
Em Ouro Preto, o agendamento para a emissão do documento, no posto de identificação da Câmara Municipal, deve ser feito exclusivamente pelo site https://cidadao.mg.gov.br.
Já em Mariana, para agendar o atendimento é necessário entrar em contato com o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), pelo número (31) 3557-6210.